O jornalista, escritor e cronista de “AN”, Joel Gehlen, lança no dia 11 de maio, o livro “Algo me avalia do couro à espinha”, sua primeira coletânea de poesias. Autor de outras oito obras de crônica e prosa, Joel aposta agora em poemas inéditos. Com 80 páginas, o livro publicado pela Editora Micronotas tem ainda ilustrações do próprio escritor, um misto de texturas e desenhos abstratos, geométricos e temáticas da natureza feitos com xilogravura.

Continua depois da publicidade

Marcado para as 19 horas, o lançamento será no Barba Ruiva Livros, anexo ao Salvador Vegan Café (rua Henrique Meyer, 61, no centro, em Joinville). Durante a sessão de autógrafos, as capas de cada exemplar serão finalizadas ao vivo, uma a uma, com uma impressão artesanal (live printing) de gravuras de autoria de Joel Gehlen.

O projeto é realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e Edital Elisabete Anderle/2017. A iniciativa prevê a impressão de 500 exemplares, todos distribuídos gratuitamente em eventos e bibliotecas públicas.

Jornalista especializado em Cultura com ênfase em Literatura, Dança e Teatro, Joel Gehlen é um dos mais produtivos cronistas em atuação em Santa Catarina. Com mais de 20 anos de produção e publicações ininterruptas de textos literários, o escritor sempre exerceu, em sua prosa, a veia poética.

Conforme escreveu o romancista Antônio Torres no prefácio do livro “Chuva sobre Sarajevo”, “Joel Gehlen escreve o fino do fino, entre o lirismo e a melancolia, lembrando os poemas em prosa de Baudelaire”. O escritor, jornalista e cronista garante nunca ter pensado em publicar seus poemas e diz que o convite partiu da editora Katherine Funke, da Micronotas.

Continua depois da publicidade

O lançamento de “Algo me avalia do couro à espinha”, explica o autor, só ocorreu após da divulgação de duas ou três poesias na internet e de ser “desafiado” a preparar uma publicação.

– Foi isso o que me levou a enfrentar o desafio de dar forma final aos poemas, tarefa tão vã quanto ordenar as nuvens, de qual a gente se desincumbe com a publicação, mas que nunca termina.

Nova faceta

De acordo com a editora Katherine Funke, da Micronotas – casa editorial de Joinville focada em livros artesanais –, a publicação do novo livro de Joel Gehlen traz a público uma faceta até então desconhecida do escritor.

– É um orgulho fazer parte deste projeto e ter sido a editora escolhida por um escritor tão experiente para colaborar na publicação de seu primeiro livro de poesias. Só tenho a agradecer ao escritor por seu reconhecimento à qualidade da Editora Micronotas, tanto na edição dos textos quanto na excelência gráfica, e ao júri do Edital Elisabete Anderle por ter contemplado este projeto – comenta.

Continua depois da publicidade

Para Katherine, o fato de o poeta se apresentar também como gravurista e gravar as imagens de capa em cada um dos exemplares de seu livro o aproxima de um público novo, interessado tanto em literatura quanto em arte impressa.

– A trajetória de Joel demonstra a possibilidade de se continuar artista, sempre renovando-se e buscando novas linguagens – comenta.

Agenda de eventos

Além do lançamento de “Algo me avalia do couro à espinha” no dia 11 de maio, o escritor Joel Gehlen já confirmou presença na Feira do Livro de Joinville. A sessão de autógrafos será no dia 10 de junho, às 11 horas, no Expocentro Edmundo Doubrawa.

Para difundir e democratizar seu novo trabalho, a intenção do autor é participar de outros encontros culturais e literários na cidade, entre eles o INC – Inconsciente Coletivo, e percorrer municípios catarinenses para a distribuição direta de sua obra, em iniciativas de aproximação com o público.

Continua depois da publicidade

SERVIÇO

O quê: Lançamento do livro de poesias “Algo me avalia do couro à espinha”, de Joel Gehlen

Quando: 11 de maio, sexta-feira, às 19 horas

Onde: Barba Ruiva Livros, anexo ao Salvador Vegan Café, em Joinville (rua Henrique Meyer, 61, centro).

Quanto: Gratuito