Os moradores de Porto Belo e Presidente Castello Branco escolheram neste domino (5) os novos prefeitos e vice-prefeitos em eleições suplementares depois de terem ficado sem os titulares dos cargos. Joel Orlando Lucinda (MDB) e Neiva Kleemann Tonielo (MDB) foram eleitos, respectivamente, para mandatos até 2024.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A votação nas cidades do Vale do Itajaí e do Oeste catarinense começaram às 8h e se encerraram às 17h. Foi menos de uma hora de apuração antes da divulgação oficial dos nomes dos vencedores.

Em Porto Belo, Joel Orlando Lucinda foi eleito com 77,58% dos votos válidos. Ele assume o cargo deixado por Emerson Stein, que concorrerá a deputado estadual nas eleições deste ano. O então vice-prefeito Elias Cabral optou por não assumir o comando do município e retomou a carreira como servidor efetivo na rede estadual de ensino. 

Entenda por quê ocorre a votação deste domingo

Continua depois da publicidade

Estavam aptos a votar na eleição suplementar 14.791 eleitores de Porto Belo, em 41 seções eleitorais distribuídas por nove locais de votação. Os trabalhos foram contabilizados por 164 mesários, entre voluntários e convocados pela Justiça Eleitoral.

Veja o resultado em Porto Belo:

  • Joel Lucinda (MDB) – 77,58% (6.076 votos)
  • David Jordelino da Silva (PRTB) – 11,62% (910 votos)
  • Rosaura Rodrigues (PT) – 10,80% (846 votos)
  • Brancos – 3,61% (306 votos)
  • Nulos – 4,02% (341 votos)
Uma das seções de votação em Porto Belo neste domingo
Uma das seções de votação em Porto Belo neste domingo (Foto: Felipe Salles, NSC TV)

Já em Presidente Castello Branco, Neiva Kleemann Tonielo venceu por 57,11% dos votos válidos. Ela assume o cargo após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) cassar os diplomas de Tarcilio Secco e Ademir Pedro Tonielo, que foram condenados por terem ofertado dinheiro a eleitores para não votarem no dia do pleito, em 2020.

​Eram 1.491 eleitores aptos a votar, em situação regular e com domicílio eleitoral no município. Vinte mesários trabalharam nas cinco seções eleitorais distribuídas por três locais de votação.

Continua depois da publicidade

Veja o resultado em Presidente Castello Branco:

  • Neiva Kleemann Tonielo (MDB) – 57,11% (803 votos)
  • Vinícius Zanesco (PSC) – 42,89% (603 votos)
  • Brancos – 0,22% (3 votos)
  • Nulos – 0,84% (12 votos)
Seção de votação em Presidente Castello Branco neste domingo
Seção de votação em Presidente Castello Branco neste domingo (Foto: Divulgação)

TRE adota mais um mecanismo de transparência

Mesmo com a segurança do voto eletrônico já reconhecida, os eleitores que quiserem um comprovante físico do resultado da votação de sua seção eleitoral podem obtê-lo por meio do Boletim de Urna (BU). Ele é um relatório em papel emitido pela urna eletrônica ao final do pleito, após às 17 horas.

Esse documento permite aos fiscais de partidos e a qualquer outra pessoa conferir o quantitativo de votos recebidos por cada um dos candidatos naquela seção. É com esse comprovante, emitido e publicado no final do pleito em cada seção eleitoral, que se pode conferir os resultados, bem como comparar com o número divulgado pela Justiça Eleitoral na internet.

Neste contexto, mais um mecanismo de fiscalização e transparência foi adotado na eleição suplementar de Porto Belo pelo TRE-SC, em parceria com a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), em caráter experimental.

Continua depois da publicidade

Um aplicativo para celular foi desenvolvido e fará a leitura dos QR codes que constam ao final de cada BU impresso. Estes dados serão transmitidos para um site que fará a soma de forma independente da Justiça Eleitoral, onde a quantidade de votos recebidos por cada candidato poderá ser confrontada com o resultado oficial proclamado pelo TRE, que é fruto da totalização por meio da leitura das Mídias de Resultados (MRs) das urnas.

Segundo o TRE, será mais uma comprovação da exatidão do somatório dos votos através de dois mecanismos distintos adotados por duas instituições independentes, reforçando a segurança do processo de totalização dos votos.