O presidente-eleito dos EUA, Joe Biden, afirmou na noite deste sábado (7) que governará para todos os americanos em seu primeiro discurso após ser anunciado como vencedor das eleições de terça-feira (3).

Continua depois da publicidade

– Não vejo estados vermelhos (republicanos). Ou azuis (democoratas). Vejo apenas os Estados Unidos da América. Sou orgulhasamente democrata, mas governarei como um americano – disse ele em um evento no formato drive-in na cidade de Wilmington, em Delaware.

Ele ainda falou para todos aqueles que votaram em Donald Trump. Bidena afirmou entender a decepção desses eleitores após o resultado.

– Já perdi algumas vezes, mas agora vamos dar uma chance um ao outro – disse Biden no tom unificador que marcou sua campanha.

> “Serei um presidente para todos os americanos”, diz Biden após vitória

Continua depois da publicidade

O novo presidente dos Estados Unidos ainda disse que é hora de colocar de lado a retórica dura, baixar a temperatura, para progredir.

– Temos que parar de tratar nossos oponentes como nossos inimigos. Eles não são nossos inimigos. Eles são americanos – acrescentou.

O ex-vice-presidente também disse que nomeará já na segunda-feira (9) um grupo de especialistas de saúde para trabalhar no “plano Biden-Harris” de combate à pandemia da Covid-19, um dos temas que definiu a disputa eleitoral.

Leia mais:

> Dagmara Spautz: Santa Catarina sai ganhando com a vitória de Joe Biden

Continua depois da publicidade

> Claudio Loetz: Vitoria de Biden abre espaço para SC aumentar negócios com Estados Unidos