O presidente da Assembleia, Joares Ponticelli (PP), tomou posse nesta sexta-feira no cargo de governador de Santa Catarina. A cerimônia foi realizada na tarde de sexta-feira. Lotado, o Teatro Governador Pedro Ivo concentrava lideranças e autoridades catarinenses. Secretários e deputados estaduais, além de prefeitos de diversas cidades do Estado, acompanharam a transmissão do cargo.
Continua depois da publicidade
O pepista assume o governo porque Raimundo Colombo (PSD) está em missão oficial na Russia e o vice, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), está de férias em viagem.
A posse de Ponticelli é um agrado ao PP e um passo adiante na possível composição da tríplice com PSD e PMDB para as eleições de 2014. Em seu breve discurso, o governador Raimundo Colombo (PSD) depositou confiança no chefe interino do Estado. Por sua vez, Ponticelli aproveitou para agradecer familiares presentes, colegas parlamentares e às bancadas do PMDB, PSD e PT.
– Eu e o governador já empreendemos várias jornadas juntos e em outras não tivemos a mesma felicidade. Mas lhe agradeço pela oportunidade que vossa excelência e o vice-governador me concedem. Afinal, se não fosse a vontade de Pinho Moreira e do seu partido (PMDB), eu não poderia chegar a essa condição – declarou.
Ele também reforçou que a bancada pepista continua prestando apoio ao governo no Legislativo. Fontes próximas a Ponticelli afirmam que o deputado – e atual governador em exercício – teria se encontrado um dia antes da posse com Esperidião e Angela Amin para conversarem sobre os rumos da sigla em 2014.
Continua depois da publicidade
Caso a coligação seja realmente firmada, Ponticelli ambiciona uma candidatura ao Senado, mas admite que há outros membros fortes dentro da legenda para disputar a majoritária. Entre os nomes cogitados estariam João Pizzolatti, Jandir Bellini e o próprio casal Amin.