Muitas são as lendas acerca do nome da praia da Joaquina, no Leste da Ilha. Com uma faixa de cerca de 3 quilômetros, formada por areia clara e fina, com muitas ondas, água cristalina e invariavelmente gelada, dizem que a inspiração veio de uma jovem que teria se apaixonado por um pescador da região. Certa vez, numa das pescarias do amado, a jovem sonhou que ele a esperava no fundo do mar. Louca de amor, teria, então, entrado na água e se afogado.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Há a versão de outra Joaquina, uma que costumava ir à praia com os filhos para do mar conseguir o sustento da família. Certo dia, enquanto retirava mariscos das pedras foi engolida e arrastada pelas ondas.
Um terceira história transmitida oralmente dá conta que Joaquina seria a esposa de um português proprietário de lotes na região. Em um dos livros, o escritor Raul Caldas Filho lembra de uma rendeira que passava todos os dias pela praia e nas águas esmeraldinas encontrou a morte.
Enquanto isso, o historiador Nereu do Vale Pereira resgata a presença de uma jovem pertencente à elite da Ilha de Santa Catarina e que na década de 1970 teve relações sexuais com um importante político da
cidade. Os atos consensuais teriam ocorrido num rancho de pesca próximo do costão. Para marcar a “primeira vez” da moça, o tal político teria dado seu nome ao lugar.
Continua depois da publicidade
Confira as fotos da Joaquina
Há uma versão mais recente ainda que envolveria parentesco: Joaquina da Silveira, tia do ex-governador do Estado Luiz Henrique da Silveira, descendente de açorianos, e que no final do século XIX teria morado na praia.
Oficialmente, a lei municipal de 1975 enaltece uma senhora proprietária de uma área próxima à Ponta do Retiro, conhecida como Ponta das Garças, que no passado também dava nome ao lugar.
Imprecisões à parte, a verdade é que se trata de um topônimo consagrado nacional e internacionalmente. Com a prática do surf, a Joaquina ou Joaca, entrou para o circuito mundial e profissional do esporte. Não bastassem as águas, a Joaquina também permitiu que surfassem sobre suas dunas: o ‘snowboard’ (esporte onde se desliza na areia sobre uma prancha de madeira) é um dos seus atrativos.
Continua depois da publicidade
Esportes, turismo, lazer. A Joaquina, que carrega lendas e mistérios no nome, também convida para um
espetáculo que se repete todos os dias: o nascer do sol.
Leia mais
Voo mostra as mudanças da área central de Florianópolis 351 anos após fundação
Aniversário de Florianópolis: confira seis eventos gratuitos para comemorar os 351 anos da Capital
Entrega de obras, shows nacionais e luta com Popó marcam os 351 anos de Florianópolis