O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, votou às 11h15min deste domingo no clube Monte Líbano, no Leblon (zona sul do Rio de Janeiro). Ele foi cumprimentado por muitos eleitores que votavam no mesmo horário. Barbosa deu autógrafos e posou para fotos na chegada e na saída.

Continua depois da publicidade

O ministro disse não acreditar que o julgamento do mensalão tenha influência no voto dos eleitores nesta disputa.

– É uma eleição local. As pessoas estão preocupadas com questões locais – afirmou.

Ele deixou claro não ter simpatia pelos atuais partidos de oposição, ao revelar que nas eleições de 2008 não votou no candidato do PV, Fernando Gabeira, em quem já tinha votado outras vezes, segundo ele.

– Não gostei da aliança – justificou o ministro.

Continua depois da publicidade

Gabeira concorreu por uma coligação com o PSDB, DEM e PPS e perdeu no segundo turno para o prefeito carioca Eduardo Paes (PMDB), que tenta a reeleição neste ano. Joaquim Barbosa, no entanto, não quis revelar em quem votou naquela ocasião e também não revelou o voto de hoje. O ministro disse que “é sempre boa” a realização de segundo turno das eleições, mas evitou apostar as cidades onde isso deve ocorrer. Barbosa também não quis arriscar um palpite sobre os dois candidatos que irão para o segundo turno no pleito de São Paulo.