O candidato a prefeito de Araquari, João Pedro Woitexem (MDB), teve o registro da candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral nesta quarta-feira (21). Ele já entrou com recurso para tentar uma liminar e ainda tem a possibilidade de recorrer da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC
A decisão do juiz eleitoral Felippi Ambrósio aponta que há ocorrência de inelegibilidade do candidato por causa da rejeição das contas de João Pedro Woitexem em 2014, quando era prefeito de Araquari. Na ocasião, a Câmara de Vereadores rejeitou ass contas após recomendação do Tribunal de Contas do Estado.
O candidato admitiu que teve as contas reprovadas em 2014 e afirmou que houve um déficit orlamentário porque deixou de pagar R$ 2,6 mil, o que correspondia a 0,28% do orçamento do município.
Continua depois da publicidade
– A lei eleitoral indefere candidaturas de quem teve contas reprovadas por atos de improbidade, o que não é o meu caso. Consigo comprovar com toda a facilidade que foi um déficit orçamentário – afirma.
> Eleições 2020: confira as regras e saiba o que pode e o que não pode fazer
Ele entrou com recurso na Justiça Eleitoral em busca de uma liminar. Segundo Woitexem, ele está com dificuldades em apresentar a documentação porque a Câmara de Vereadores teria extraviado todo o processo de julgamento de reprovação das contas.
O candidato afirma que conseguiu uma declaração do Legislativo que comprova o extravio e que apresentará o documento à Justiça.
– Não tenho nenhuma dúvida que vou consegui deferir a candidatura – garante.
> Conheça o perfil dos eleitores de SC nas eleições 2020
Caso o pedido de liminar seja rejeitado, Woitexem diz que vai recorrer da decisão ao TRE para tentar deferir a candidatura. Caso o candidato fique fora das eleições, Araquari terá apenas Clenilton Pereira (PSDB) na disputa pela prefeitura.
Continua depois da publicidade