Comprava um poncho pra me proteger do frio e uma medicação em uma farmácia em São Joaquim quando pensei:
Continua depois da publicidade
– Vinho não pode ser genérico, todos têm sua personalidade…
Com esta ideia e dedos no GPS do carro fui de encontro à latitude 28°15?13?? sul e longitude 49°57?02??oeste. Neste local, compreendi que o sonho e o legado do ilustre catarinense Sr. Dilor Freitas estava concretizado na vinícola Villa Francioni. Nas primeiras rolhas retiradas, conheci o espumante Joaquim Brut, de boa acidez e cremosidade em boca, e também o Joaquim Brut Rosé, com seu nariz aromático de framboesa.
O cítrico Sauvignon Blanc 2011 apresenta em taça cores amarelo-esverdeada e aroma de abacaxi. Logo após, degustei o vigoroso Chardonnay safra 2012 e o gracioso Rosé que nos remete a um belo pessegueiro florido. Depois apreciei o vinho tinto rico em especiarias chamado Francesco, elaborado com as uvas Merlot, Cabernet Sauvignon, Malbec, Cabernet Franc e Syrah. Com visual lindo e arsenal enológico generoso, este lugar me fez pasmar com seu vinho ícone, o Michelli safra 2006.
Continua depois da publicidade
Feito com Sangiovese, Merlote Cabernet Sauvignon como um supertoscano italiano, tem cor vermelho profundo, aroma de cereja preta, ameixa, chocolate, madeira, tostados e bons taninos que trazem potencial de guarda e evolução na garrafa. Pra fechar a fatura, tomei um vinho de sobremesa danado de bom. Com cor dourada e rico em aroma de passas, o Colheita Tardia safra 2005 é feito com uvas botrytizadas da Sauvignon Blanc.