Com a chegada da estação das flores, vamos arregaçar as mangas, pegar uma taça no armário e degustar com estilo o vinho que é a cara da primavera: o rosé!
Continua depois da publicidade
De um passado não levado a sério ao grande respeito enológico conquistado por sua melhora de qualidade, esta bebida vem ganhando mais espaço não apenas por hipnotizar o público feminino com sua cor blush, mas també pelo fato de conquistar olfatos mais apurados.
É elaborado com uvas de castas tintas como Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Gamay, Merlot, e não pela mistura de uvas brancas com tintas, lembrando que suas polpas são igualmente translúcidas. A fruta é então macerada levemente junto com as cascas por pouco tempo até dar cor à bebida e depois vinificada. Impossíel não mencionar a Côtes de Provence, Tavel e Bandol quando se fala em rosé.
A região do sul da França, primeira produtora de rosés, é responsável por 42% da produção nacional francesa e 9% da produção do planeta. Este vinho alegre e acolhedor deve ser consumido ainda jovem pra manter vivacidade, não guarde mais do que três anos. Devendo ser servido à temperatura entre 10 e 12°C, tem seu reinado no frescor elegante, convidativo para eventos ao ar livre!
Tomar um belo rosé cor pêssego tendendo ao salmão é caminhar num jardim e sentir o aroma de violetas e rosas vermelhas, além de saborear morangos e framboesas frescas do campo em forma líquida…
Continua depois da publicidade