Um romance, um carinho, uma paixão, um grande amor são imprescindíveis a todas as pessoas! A celebração perfeita se faz com o coração, afeto e muitas taças de vinho…

Continua depois da publicidade

No dia 12 dos apaixonados, os casais enófilos de todos os estilos, dos jovens enamorados aos de idade avançada que já fizeram as tradicionais bodas, curtirão o seu momento de eternos namorados erguendo e aditivando a relação com uma bela taça do precioso líquido de Baco.

Os fieis seguidores das encantadoras borbulhas poderão se esbaldar com as superespumantes tupiniquins, cheias de aromas frutados no nariz, cremosidade envolvente em boca, ótima acidez e persistentes perlages dos exemplares produzidos por toda a região sul do Brasil. Para aqueles mais exigentes e endinheirados, temos as fantásticas champanhes com seus aromas inebriantes e tostados, feitas classicamente com as castas pinot noir, pinot meunier e chardonnay.

Aos casais litorâneos, talvez a pedida seja um charmoso jantar à luz de velas com frutos do mar na mesa, o que casa perfeitamente com vinhos brancos diversos, desde os bem mineralizados aos aromáticos ricos em maracujá, fruta de polpa branca e abacaxi. Os vinhos feitos com as castas gewürztraminer, riesling, chardonnay e sauvignon blanc têm estas características.

Continua depois da publicidade

Neste friozinho, para acompanhar os namorados que não abrem mão de uma carne vermelha no prato, vão bem os vinhos tintos com exuberante frutado e taninos redondos como da uva pinot noir. Quando a carne for de caça preparada com molhos elaborados, o que casará muito bem são vinhos de corte bordalês, ou seja, feitos com as uvas cabernet sauvignon, cabernet franc, merlot e petit verdot as mais tradicionais, e ainda neste corte, as atualmente menos usadas malbec e carmenére.

Outras excelentes pedidas para esta noite especial são: um malbec argentino, um syrah chileno, um tannat uruguaio, um primitivo italiano, dentre outros a depender do gosto e experiência do casal. Para alegrar, adoçar e finalizar bem a noite, uma gostosa sobremesa que combine com a aromaticidade extravagante em mel, compotas e frutas secas dos elegantes e delicados vinhos de colheita tardia ou também um bom porto para aqueles que amam chocolate.

Vivam este dia intensamente e aproveitem o seu amor com um belo gole sedutor dum vinho com aromas que encantem o coração! Tim-tim!

Continua depois da publicidade

* Dica de Baco:

Ponto Nero Brut (1) encontrado na Essen Vinhos; Champagne Möet&Chandon Brut Impérial (2) vendido no site da wine.com.br; Leyda Garuma Single Vineyard Sauvignon Blanc (3) vendido na Grand Cru; Ventisquero Herú Pinot Noir (4) achado na Santa Adega; o Château La Tour de By (5) e o Porto Quinta da Gaivosa LBV 2004 (6) ambos comercializados na Decanter.