João Fonseca é o garoto do momento. Aos 18 anos e estreando em uma chave principal de Grand Slam, o brasileiro venceu o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, por 3 sets a 0, na terça-feira (14) e avançou para a segunda rodada do Australian Open.

Continua depois da publicidade

Apenas a vitória já seria um grande feito, mas João Fonseca foi além. O tenista bateu um recorde durante a partida, fazendo o forehand mais rápido da atual edição do Australian Open. O forehand é um golpe de tênis que consiste em bater na bola com a mão dominante do jogador, enquanto a mão oposta fica à frente do corpo. O de Fonseca atingiu 181 km/h, em um ponto marcado no terceiro set.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Elogios de grandes nomes do tênis

Com a atuação, João Fonseca virou sensação e grandes nomes do tênis opinaram sobre o futuro do novo talento. Carlos Alcaraz, tetracampeão do Grand Slam, disse que Fonseca é “incrível” e que “muito em breve deve se tornar um dos melhores jogadores do mundo”.

Para Novak Djokovic, o brasileiro se assemelha em alguns pontos com a sua versão mais jovem. O atual campeão olímpico disse que acompanhou a carreira de João Fonseca nos últimos 12 meses.

Continua depois da publicidade

— Sou fã do jogo dele… particularmente quando eu tinha a idade dele, quando você meio que vai descuidadamente para as tacadas, apenas mostrando do que é capaz. Ele definitivamente tem o que é preciso. Ele mostrou isso ontem à noite em um grande palco para ir muito longe. O futuro é brilhante para ele, sem dúvida, se ele continuar assim.

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Veja fotos de João Fonseca, que vence na estreia do Australian Open

João Fonseca pode igualar sequência de Guga

Depois da vitória em cima do número 9 do mundo, João Fonseca enfrenta o italiano Lorenzo Sonego na segunda rodada do Australian Open. Caso vença, ele emplaca uma sequência de 15 vitórias, que é também o número de triunfos de Gustavo Kuerten, lenda do tênis brasileiro.

Guga somou 15 vitórias seguidas em dois momentos diferentes da carreira, em 2000 e 2001. Nas duas temporadas, Guga foi campeão do Grand Slam francês. João Fonseca ainda conseguiu entrar no top 100 do ranking após vitória na estreia. Agora, o brasileiro aparece na 98ª posição na atualização provisória da lista, que será atualizada depois do Australian Open.

Continua depois da publicidade

*Pablo Brito é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro