Convidado do projeto Tubo de Ensaio, o bailarino e coreógrafo português João Fiadeiro vem a Florianópolis – via projeto Tubo de Ensaio, numa edição em que o termo composição é o cerne das ações – para ministrar a oficina Composição em Tempo Real e apresentar o espetáculo solo intitulado Este Corpo que me Ocupa.
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A formação de Fiadeiro se dá entre Lisboa, Nova York e Berlim. Foi bailarino da Companhia de Dança de Lisboa e do Ballet Gulbenkian, responsável pela dramaturgia do movimento de espetáculos dos Artistas Unidos e professor de Improvisação e Composição na licenciatura de Dança da Faculdade de Motricidade Humana na Universidade Técnica de Lisboa. Diretor do Atelier Real, é referência na dança contemporânea portuguesa, manifestando grande interesse nos processos de criação artística.
Em 1995, ele começou a desenhar o método Composição em Tempo Real, explorando no próprio corpo novas formas de composição coreográfica. Após a sistematização (de 1999 a 2009), interrompeu a carreira como coreógrafo para se dedicar à pesquisa teórica e prática dessa ferramenta. Em parceria com a antropóloga brasileira Fernanda Eugenio, organizou o AND-Lab, um laboratório de investigação sobre a mecânica relacional dos acontecimentos e processos colaborativos.
Na definição do criador, Composição em Tempo Real é um sistema de treinamento e prática da improvisação, que inclui a finalidade de criação e desenvolvimento de projetos performativos. Na perspectiva do método, o movimento criativo não é fruto de uma intenção, vontade ou projeção pessoal, mas consequência de um encontro. Com um tempo, espaço, objeto, afeto, etc., o encontro é de suma importância para suspender uma trajetória de percepção e composição habituais, ou seja, interromper as ações produzidas por um impulso ou reflexo, para reparar em outros detalhes e relações.
Os princípios e premissas da prática são propostos por meio de exercícios realizados tanto com objetos (num modo de jogo de tabuleiro), quanto com os corpos em ação. O método exige que o participante mapeie a situação em que se encontra, crie hipóteses de conexão e tome uma decisão em tempo real. Sua execução busca quebrar padrões de conduta e incrementar o grau de exigência do improvisador que, ao longo do tempo, ganha velocidade de resposta e complexidade em suas relações compositivas.
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Fiadeiro esteve em Florianópolis em 2013 para ministrar um curso introdutório de Composição em Tempo Real durante o 6o Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea. Agora, retorna para oferecer nova oportunidade intensiva de conhecimento e prática do método, interessante para pensar outros modos possíveis de dramaturgia corporal e cênica.
Com a apresentação do solo Este Corpo que Me Ocupa, é possível verificar a aplicação pelo próprio artista. Trata-se de uma peça-tese, em que ele sintetiza suas inquietações e pesquisas. Curiosamente, diz que funciona e trabalha “com o resto”:
– É no resto que vamos encontrar os rastros para iniciar a impossível tarefa de reconstruir o mundo, uma e outra vez. Atrai- me a ideia de saber que algo esteve antes de mim e que o que ficou, resistiu. O resto é também o que está entre o corpo e “a presença do outro no corpo”, uma fuga permanente para coisas que ainda não são, que podem ser. É nisso que penso: em como dar a ver o que não está lá. Como trabalhar com uma matéria tão volátil como o vazio. Como apresentar o “entre” das coisas. E, pior ainda, como representá-lo?
Pensar a dança como composição em tempo real significa voltar-se ao corpo como escuta, colocando-o num estado latente de atenção, de espera e disposição ao desconhecido, dado que a todo momento o corpo é chamado a tomar posição, a entrar em relação com algo outro. Tal jogo de improvisação pede por um modo de ser distanciado das vontades do sujeito, volta-se à pausa, ao trabalho de uma percepção sensível e compartilhada. O acontecimento emerge da relação, do pôr-se com o outro.
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“Re-parar”, diz Fiadeiro, para que a dança seja revelada. Num mundo em que estamos continuamente reagindo e operando na qualidade do imediato, ativar um estado contínuo de observação, pesquisa e compartilhar de hipóteses de trabalho equivale a um exercício de si muito proveitoso. Ademais, Fiadeiro ajuda a pensar a articulação potente entre o gesto formativo e o gesto criador, agenciamento indispensável a uma educação contemporânea de dança e arte.
Agende-se
Projeto Tubo de Ensaio
O quê: oficina Composição em Tempo Real, com João Fiadeiro (Portugal)
Quando: de segunda a quinta-feira (dias 17 a 20), das 9h às 13h
Onde: Sala Espaço 2 do Ceart/Udesc (Avenida Madre Benvenuta, 2.007, Itacorubi, Florianópolis)
Quanto: gratuito. Inscrições em www.tubodeensaio2015.com (25 vagas)
Informações: tubodeensaiofpolis@gmail.com
O quê: espetáculo Este Corpo que me Ocupa, de/com João Fiadeiro
Quando: sexta-feira (21), às 20h
Onde: Sala Espaço 2 Ceart/Udesc (Avenida Madre Benvenuta, 2.007, Itacorubi, Florianópolis)