O judoca João Derly não vai disputar o Campeonato Mundial, que será realizado entre 26 e 30 de agosto, na cidade de Roterdã, na Holanda. O atleta foi cortado para se recuperar de lesões nos músculos abdominal e adutor (coxa) direitos, sofridas no último dia 7. Leandro Cunha é o substituto do bicampeão mundial na categoria meio-leve (até 66kg), como informa o GloboEsporte.com. Outro nome consagrado nos tatames que não disputará a competição será Flávio Canto (até 81kg), que perdeu a vaga para Nacif Elias.
Continua depois da publicidade
A lista de 13 convocados, divulgada nesta terça, também trouxe uma novidade no judô feminino: a ausência de Ketleyn Quadros (- 57kg). A primeira mulher a conquistar uma medalha olímpica verá Rafaela Silva defender sua categoria na Holanda.
A decisão sobre Derly foi tomada em reunião entre o diretor técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson, o atleta e seu técnico, Antonio Carlos Pereira, o Kiko. O judoca ficará em São Paulo, em tratamento, até agosto, quando retorna a Porto Alegre para dar início aos primeiros treinos com quimono. A volta às competições deve ocorrer em outubro.
– Fizemos uma reunião com o departamento médico e com o atleta e, pelas avaliações feitas, acredita-se que até a data do Mundial, o Derly estaria recuperado. No entanto, ele estaria absolutamente sem ritmo de treino. Esse é um momento de recuperação do atleta e, para não correr riscos, não temos que precipitar uma volta. É melhor poupá-lo para ele poder entrar com tudo no ciclo olímpico mais para frente, no segundo semestre – explicou Ney Wilson.
Continua depois da publicidade