O setor de hipermercados e supermercados é um dos principais pilares da economia, e vem apresentando bons números em 2023. No acumulado até maio, a inflação no setor foi a menor dos últimos cinco anos, de acordo com o Índice de Preços dos Supermercados (IPS). E isso tem um impacto direto no consumo: o Índice de Consumo das Famílias Catarinenses, avaliado pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), teve alta de 7,94% no primeiro quadrimestre de 2023, frente ao intervalo idêntico do ano anterior.
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Movimentando ainda mais esse segmento, na última semana a ExpoSuper 2023 promoveu um espaço importante de troca e fomento aos negócios, proporcionando espaço único para a troca de experiências, networking e descoberta de novidades do segmento.
A NSC e o Negócios SC estiveram presentes como apoiadores da feira, ampliando ainda mais o alcance do evento, que é referência no Estado.
— A ExpoSuper reuniu os maiores players do setor supermercadista, apresentando insights e promovendo debates importantes para fortalecer ainda mais o segmento. Além disso, nós da NSC, enquanto parceiros, também buscamos contribuir com o setor, criando novas soluções que gerem engajamento e contribuam com o desenvolvimento pleno do segmento — destaca o Diretor de Marketing da NSC, Gustavo Teixeira.
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Gustavo Teixeira, Diretor de Marketing da NSC (Foto: Carlos Junior/Divulgação Acats)
A programação da convenção trouxe palestrantes de renome nacional como Leandro Karnal, Alexandre Ribeiro, Romeo Busarello, Cristiana Arcangeli e João Branco. Considerado um dos maiores nomes do marketing nacional, João Branco ministrou a palestra “Estratégias de Marketing e Vendas”, e a NSC aproveitou a oportunidade para conversar com o ex-vice-presidente de marketing do McDonald’s Brasil – e responsável por liderar o time que popularizou o “Méqui” e bateu todos os recordes de venda do Big Mac.
Confira a entrevista com João Branco
João Branco é um dos profissionais brasileiros mais reconhecidos no segmento, tendo mais de 20 anos de experiência em grandes marcas. Confira o bate-papo:
No centro dos debates da ExpoSuper 2023 esteve uma questão fundamental: Como manter a relevância dos negócios diante das transformações tecnológicas, econômicas e da sociedade?
JB: Relevância você só consegue ao entregar algo que é importante para o cliente e melhor que as outras opções. Então, você precisa entender quem é seu cliente. É uma pessoa de que perfil, que tem quais necessidades, que interesses, que dores, que sonhos, que desejos, que preocupações, que bolso?
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Quando você vende coisas que, na maioria das vezes, as outras lojas têm igual, por preços um pouquinho para cima ou para baixo, a sua acolhida, o seu serviço, a experiência que entrega para esse cliente é o que mais faz a diferença.
Como ser assertivo ao lidar com personas tão diferentes que consomem uma mesma marca?
JB: O Méqui, por exemplo, tem uma diversidade muito grande de clientes. Mas o Méqui só satisfaz, de verdade, algumas fomes. As variáveis demográficas, para mim, são menos importantes. O que importa são os interesses, as necessidades de cada um.
Quem tem uma fome que precisa ser satisfeita rapidamente, com uma coisa gostosinha e baratinha, essa fome o Méqui consegue satisfazer de uma maneira muito boa. Agora, quem tem fome de uma refeição num lugar com a mesa com toalha, com luz de velas, com serviço empratado, essa fome não vai ser satisfeita. E talvez seja a mesma pessoa que esteja lá no Méqui, mas que numa outra ocasião vai ter essa fome.
Como supermercados devem usar a tecnologia para gerar conexão?
JB: As novas tecnologias são novas chances de contato com o cliente. Mas você não vai criar uma conexão mais profunda com seu cliente simplesmente por usar inteligência artificial, drone, metaverso e tudo mais que surgir por aí. O que gera conexão é o cliente se sentir percebido, valorizado, amado e servido de uma forma diferente.
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Use a tecnologia para saber o nome de cada cliente, para saber se ele está feliz ou triste, para saber a data de aniversário, se tem filhos, com que frequência que ele volta e para mostrar que você o conhece e, com base no que você conhece dele, está oferecendo algo que é mais conveniente.
Qual a importância de conversar com o público para além das próprias redes?
JB: Quando você tem barreiras de credibilidade, de confiança, de autoridade, uma das boas formas de conseguir quebrar essas barreiras é estar em lugares que ajudam nisso. É você estar em veículos de comunicação que passam credibilidade, é estar com uma pauta de conteúdo e com formadores de opinião que ajudem a quebrar essa barreira. É diferente você colocar, simplesmente, uma pessoa distribuindo um panfleto na rua com o nome da sua marca do que estar numa matéria bem-feita, dentro de um veículo que tem autoridade e credibilidade falando da sua marca.
Acesse o canal da ExpoSuper no NSC Total e saiba mais sobre a feira.
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