Prestar atendimento jurídico e social especializado é a principal função da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Joaçaba, inaugurada nesta quarta-feira no Meio-Oeste catarinense. A unidade é a 30ª deste tipo no Estado.
Continua depois da publicidade
Conforme o delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D?Avila, que acompanhou a inauguração, cerca de um terço das 1,5 mil ocorrências registradas este ano em Joaçaba estão ligadas à violência doméstica ou a crimes que envolvem crianças e adolescentes.
O número, que ficaria próximo de 500 boletins, justificaria a necessidade da delegacia especializada no município. Segundo ele, a estrutura é completa e também conta com elevador de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.
Para o delegado regional da cidade, Ademir Tadeu de Oliveira, o projeto é antigo e representa a realização de um sonho, tanto para os policiais quanto para a comunidade. O novo departamento vai funcionar nos fundos da delegacia de Joaçaba.
– Será uma unidade independente, com delegado, psicóloga, escrivão, quatro agentes e um estagiário. A comunidade terá todo o suporte necessário, tanto jurídico quanto social – explica.
Continua depois da publicidade
Com a inauguração em Joaçaba, somente a regional de Xanxerê ainda está sem unidade específica às mulheres, crianças e adolescente e idosos, mas a previsão do Estado é abrir as portas da DPCAMI do município em janeiro.