Há três semanas do início da folia, o clima de Carnaval já toma conta de Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina. O município anunciou na sexta-feira (19) os detalhes da festa que promete reunir milhares de foliões no próximo mês.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A cerimônia contou com a presença do governador do Estado, Jorginho Mello, do prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini, vereadores, autoridades locais, representantes das escolas de samba, membros da imprensa e da comunidade. Durante o evento, foi anunciado o enredo das três escolas que vão desfilar na Avenida do Samba nos dias 10 e 12 de fevereiro.
Veja programação dos blocos de rua no Carnaval 2024 de Florianópolis
A Acadêmicos do Grande Vale vem para a festa com o enredo “50 anos do Tejo”. Já a Unidos do Herval vai celebrar a “Mulher brasileira em primeiro lugar”. Por fim, a Vale Samba, escola mais antiga da cidade, trará para a avenida o enredo “Raízes”.
Continua depois da publicidade
— Devemos valorizar o nosso Carnaval, que é o nosso maior evento, pois contribui não apenas para Joaçaba, mas sim para toda a região — afirma o prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnani.
O Carnaval é uma parceria entre a Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste (Liesjho) e a prefeitura de Joaçaba. Mais de 100 empregos são gerados entre as três escolas. A estimativa é de que a festa movimente cerca de R$ 6 milhões na economia local.
O governo do Estado repassou mais de R$ 1,17 milhão à Liesjho para a realização da festa por meio do Programa de Investimento à Cultura (PIC). Segundo o governador Jorginho Mello, é compromisso do executivo estadual ajudar em um evento desde porte que promove a cultura e movimenta a economia local.
— Há muitos e muitos anos a gente convive aqui e sempre que a gente fala em carnaval para alguém que é de fora, que é de longe daqui ele não compreende na primeira explicação porque tem um carnaval com esse tamanho, com essa beleza e qualidade. Eu sou parceiro de ajudar o carnaval desde 1995 quando eu virei deputado estadual. Nunca deixei de ajudar e agora ficou mais fácil um pouco, por ser governador a gente pode ajudar mais ainda — afirmou.
Continua depois da publicidade
O evento de lançamento também contou com uma homenagem a Edemar Gruber, ex-presidente da Liga e que morreu no ano passado aos 73 anos. Além de atuar no Carnaval de Joaçaba, ele também foi juiz em várias cidades como Ituporanga, Fraiburgo, Xaxim e Xanxerê, onde trabalhou por 20 anos. Em 2015, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
Confira imagens da folia
Leia também
Pré-carnaval 2024 começa com tradicional Volta à Praça XV em Florianópolis
Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis, ganha novas linhas de ônibus gratuitas