O paranaense Jihad Kohdr afirmou estar bem preparado para defender o título do Reef Classic 2005, evento nível quatro estrelas do WQS, que acontece na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP). No ano passado, o campeonato teve como sede a praia de Torres, no litoral gaúcho.

Continua depois da publicidade

O surfista de 21 anos ocupa a 25ª colocação no ranking do World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso, e quer entrar na lista dos 15 surfistas que serão indicados para completar a elite mundial do ASP World Championship Tour (WCT).

Como o evento começa nesta quarta, dia 19, muitos surfistas aproveitaram o último dia de treinos livres nesta terça-feira de chuva e boas ondas de 1 metro de altura em Maresias. A disputa conta com cerca de 160 surfistas de nove países, que disputarão os US$ 75 mil em prêmios e 1.500 pontos no ranking do WQS.

– Venho me preparando bastante para tentar vencer de novo o Reef Classic, com pranchas certas para o campeonato, cabeça boa, e o negócio é entrar em sintonia com o mar para ir passando as baterias para tentar segurar esse título – falou Jihad, que quer entrar na lista dos 15 primeiros colocados nas duas etapas do WQS Brasil (a outra será realizada na Praia Mole, em Florianópolis, entre 25 e 30 de outubro).

– Com certeza! Quero tentar um bom resultado aqui para ir embalado para Floripa e já chegar no Havaí dentro deste grupo. Eu nunca estive tão próximo da classificação para o WCT, então quero aproveitar esta oportunidade e vou com tudo para estas últimas etapas. Já estou até mais gordinho para enfrentar as ondas pesadas do Havaí e estou bem confiante em conquistar minha vaga neste ano – disse Jihad Kohdr, cujo melhor resultado neste ano foi o terceiro lugar nas semifinais do WQS seis estrelas de Durban, na África do Sul.

Continua depois da publicidade

Ele também aprovou a mudança do evento de Torres para o litoral paulista.

– Achei bom porque aqui em Maresias tem altas ondas, tubos, quando está pequeno (o mar) sempre tem uma vala abrindo e acho que eles mandaram muito bem em mudar o campeonato. Apesar de que lá em Torres também foi show, praia lotada todos os dias, mas Maresias é um pico bem mais constante e se tiver grande dá altos tubões – analisou Jihad Kohdr.

O Reef Classic é a etapa do WQS no Brasil com mais vitórias verde-amarelas. O único estrangeiro que conseguiu quebrar a hegemonia brasileira nesse evento foi o francês Mikael Picon, campeão da última prova realizada na Praia da Joaquina (SC) em 2001. Além de Jihad Kohdr, os outros brasileiros campeões foram o catarinense Neco Padaratz (1998), o paraibano Fábio Gouveia (1999), o baiano Armando Daltro (2000) e o carioca Anselmo Correia (2002).