A Constelação Orion passará a ter uma estrela com o nome “Jesse e Shurastey”. A homenagem ao influenciador e seu cão, mortos em um acidente nos Estados Unidos, pode ser vista de diversos lugares do mundo. As informações são do g1 SC

Continua depois da publicidade

> ​Receba notícias do DC via Telegram

“Um presente inimaginável na minha mente. De qualquer lugar da terra, acessando as coordenadas, e com um telescópio será possível vê-la”, escreveu a tia de Jesse nas redes sociais.

Quem fez a inscrição para nomear a estrela foi Daniel Trevizan, seguidor da dupla, em um site internacional, na noite de segunda-feira (29). 

O registro é considerado simbólico para a comunidade científica, já que, segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, apenas a União Astronômica Internacional (UAI) pode denominar corpos celestes. 

Continua depois da publicidade

Apesar disso, a página reservada para a estrela dos dois amigos ultrapassava 500 comentários. Além disso, a publicação sobre o registro no perfil dedicado a homenagear a dupla acumulava 26 mil curtidas no até as 14h desta quinta-feira (30).

Segundo Trevizan, a inscrição foi feita no site “Online Star Register” após pagamento de uma taxa de R$ 240. Após a certificação ser enviada para o e-mail informado, qualquer pessoa pode consultá-la. 

“Quem olhar para aquela estrela vai saber que ela se chama Jesse e Shurastay. Você escolhe o nome e ninguém mais tira”, disse ao g1.

Na página do site e no certificado, estão as coordenadas e o código para localizar a estrela em meio a Constelação Orion. 

Continua depois da publicidade

A União Astronômica Internacional esclarece no seu site sobre o “batizado” oficial das estrelas. O grupo diz que “recebe frequentemente pedidos de privados que pretendem comprar estrelas ou dar-lhes nomes de pessoas. Certas empresas comerciais supostamente prestam esse serviço por uma determinada taxa. No entanto, esses ‘nomes’ não têm qualquer validade formal ou oficial. As mesmas regras aplicam-se às constelações e galáxias”.

Relembre o acidente

Jesse Koz, o morador que saiu de Balneário Camboriú para percorrer as Américas de Fusca, no projeto “Shurastey or Shuraigow?”, morreu em um acidente de trânsito nos Estados Unidos, na manhã de 23 de maio.

Aos 29 anos, ele teria invadido a pista contrária e batido de frente contra outro carro, informaram jornais locais. Jesse pretendia chegar ao Alasca, sempre acompanhado pelo cachorro Shurastey, que também faleceu no acidente.

> Jesse e Shurastey estavam a dois dias do Alasca quando morreram em acidente nos EUA

Conforme o jornal Mail Tribune, Jesse estava em uma rodovia na cidade de Grants Pass, no Estado de Oregon, quando teria invadido a pista contrária ao desviar do trânsito lento e batido de frente contra um carro na manhã desta segunda. Ele e o cão morreram. O outro motorista ficou ferido.

Continua depois da publicidade

Leia também

ASSISTA: vida de Jesse e Shurastey vira programa emocionante na NSC TV

Fotos mostram como ficou Fusca de Jesse e cão Shurastey após acidente nos EUA

Dinheiro para trazer corpos de Jesse e cão Shurastey ao Brasil é arrecadado em três horas