O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, está em Brasília para a primeira de uma série de visitas a algumas cidades-sedes da Copa do Mundo. Nesta terça-feira, estará em Porto Alegre para um encontro com dirigentes do Inter e integrandes do Comitê Organizador Local (COL).
Continua depois da publicidade
Se Curitiba for excluída, Governo pode arcar com prejuízos da Fifa, diz jornal
Fortunati admite colaborar com estruturas temporárias
Estruturas temporárias são discussão em todas as cidades-sede da Copa
O francês atendeu a jornalistas em uma coletiva de imprensa na Fábrica Social, um projeto assistencial oficial do evento que confecciona materiais esportivos, e foi questionado sobre a possibilidade de alguma das 12 sedes ser excluída da Copa. Foi taxativo:
Continua depois da publicidade
– Tirando Curitiba, que a resposta é amanhã (terça-feira), a Fifa não irá vetar qualquer sede. Estamos trabalhando com as 12 sedes da Copa do Mundo.
Em relação a Porto Alegre, a principal questão está em quem pagará a conta das estruturas temporárias. Na semana passada, o presidente do Inter, Giovanni Luigi, declarou que o Inter não arcará com os custos e que Porto Alegre corria risco de perder os cinco jogos já estipulados pela tabela da Copa.
O prefeito José Fortunati, por sua vez, garantiu, em entrevista à Rádio Gaúcha, que não assumirá sozinho os custos. Ele afirmou que contratualmente a obrigação das estruturas não são da prefeitura e aguarda uma posição do Governo Federal a respeito do débito.
Valcke resumiu o imbróglio:
– Não tem como um estádio ter Copa do Mundo sem estrutura de Copa do Mundo. Sobre a Fifa pagar, a resposta é não.
Continua depois da publicidade