A fiscalização eletrônica do trânsito volta a contar com radares fixos em Joinville a partir da próxima segunda-feira. Os aparelhos já estão instalados e serão ativados no dia 15. Serão 20 radares e lombadas eletrônicas, além de dois aparelhos para verificar o avanço do sinal (popularmente conhecidos como fotossensores).

Continua depois da publicidade

Leia outras colunas de Jefferson Saavedra

No início do ano, a previsão era de retomada em julho, como informou a coluna na edição de fim de semana, mas o sistema fica pronto antes. Mais aparelhos serão instalados ao longo do ano, até atingir os 100 contratados – há dois anos, eram 25. Em abril, a Prefeitura, por meio do Detrans, retomou a vigilância do tráfego de veículos por meio de equipamentos móveis (um para medição de velocidade e outro para verificação da legalidade do veículo).

Desativados desde 2013

Os radares de Joinville foram desligados em setembro de 2013 porque o município entendeu que não caberia mais uma prorrogação no contrato – o último aditivo foi assinado em março daquele ano. A licitação apontou valor máximo de R$ 36,9 milhões por contrato de quatro anos. A empresa vencedora ganhou com proposta de R$ 23,9 milhões, 35% abaixo do teto da concorrência. O contrato de aluguel dos equipamentos pode ser prorrogado por até mais quatro anos.

Continua depois da publicidade