Ao receber ontem comitiva do Norte, o DNIT concordou em melhorar a sinalização da BR-280, mas rechaçou as demais propostas para desafogar o trânsito na rodovia federal durante a temporada. Para o departamento, não é possível liberar os acostamentos para tráfego de carros, nem que sejam automóveis de menor porte. Também não haveria condições técnicas de adotar sentido único (todas as pistas da rodovia teriam apenas um sentido nos horários de pico) porque o trecho de 36 quilômetros entre São Francisco do Sul e Araquari conta com dezenas de acessos laterais.

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Velocidade não muda

O aumento da velocidade máxima permitida também foi descartado. O DNIT se comprometeu em reforçar a sinalização para indicar a velocidade das lombadas eletrônicas, onde os motoristas costumam cruzar bem abaixo do limite, provocando lentidão. As associações empresariais e as SDRs de Joinville e Jaraguá do Sul vão procurar senadores e deputados para tentar reforçar o orçamento para a duplicação da BR-280, iniciada em dois dos três lotes – não começou justamente no ponto mais movimentado, entre o porto de São Francisco e o cruzamento com a BR-101.