A privatização da rodovia está se tornando a única opção para a conclusão da BR-280. Os estudos sobre a concessão anunciados ainda no ano passado devem ficar prontos até maio e as audiências públicas serão realizadas entre julho e agosto. O leilão está marcado para o dia 24 de outubro.

Continua depois da publicidade

O cronograma não altera as obras, em andamento desde 2014 em dois dos três lotes: a empresa que vencer a disputa toca a obra dali em diante. Em relação ao lote 1, entre São Francisco e Araquari, não há previsão de início das obras e tudo indica – devido à falta de dinheiro – que os trabalhos só começam em 2017, quando a BR-280 já estiver privatizada. Após reuniões nesta semana no Ministério dos Transportes e na ANTT, o deputado Mauro Mariani se convenceu que não há outro caminho.

– Não adianta ficar esperando por um dinheiro que não existe. Imagina começar o lote 1 com pouco dinheiro, colocar duas ou três máquinas que vão acabar só atrapalhando ainda mais o trânsito – alega o peemedebista.

Leia as últimas colunas de Jefferson Saavedra

Continua depois da publicidade

Confira as notícias de Joinville e região

Pedágio será mais caro

Com a antecipação do pedágio, a tarifa será mais cara. No caso do trecho Norte da BR-101, a concessão só foi feita depois da duplicação, o que permitiu uma tarifa mais em conta. A BR-280 será concedida entre São Francisco e Porto União. As reuniões em Brasília também trataram dos contornos ferroviários de Joinville e São Francisco, parados desde de 2011. Em março, saem os editais dos novos projetos.