As prisões de acusados de pertencer à facções criminosas, portanto, mais organizadas, estão levando o juiz João Marcos Buch a reforçar a cobrança pela instalação de bloqueador de celular no Presídio Regional de Joinville, para onde parte dos detidos está sendo levada. A cadeia está há dois anos sem o sistema – um aparelho sai por R$ 80 mil. Falta uma liberação do governo do Estado para que seja usado fundo mantido com parte dos salários do detentos que trabalham. Quanto ao scanner, a licitação para locação foi suspensa no ano passado, sem previsão de retorno.

Continua depois da publicidade

Pente-fino nesta semana encontrou 60 celulares em dois dos pavilhões do presídio de Joinville. Para o juiz João Marcos, a instalação dos equipamentos seria uma maneira de dar continuidade ao “árduo trabalho” da força-tarefa policial contra a criminalidade. A Operação Ostensividade prendeu 100 pessoas em um mês em Joinville. Nesse grupo, 25 por tráfico de drogas.

Leia as últimas colunas de Jefferson Saavedra

Confira as notícias de Joinville e região

Continua depois da publicidade

Muito mais

Com a divulgação nesta semana do balanço da criminalidade no ano passado, se observa um registro de 428 assaltos contra o comércio ao longo de 2015. A cidade do Norte teve mais ocorrências registradas na Polícia Civil do que Florianópolis (265 casos) e Blumenau (84) somadas. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Em primeiro

Joinville tem também a liderança no Estado em assaltos contra motoristas, para levar o veículo. Foram 478 boletins registrados no ano passado. Florianópolis ficou atrás, com 410 casos. A Capital registrou mais assaltos a residências e a pedestres do que Joinville no ano passado.

Presença

Como Paulo Bauer não deverá disputar a Prefeitura, Udo Döhler vai participar da reunião da Acij na segunda, quando o senador do PSDB fará prestação de contas do mandato. Bauer e o prefeito tiveram conversa em Joinville no início de março. No início de 2012, Udo, então pré-candidato a prefeito, apareceu no aniversário de Marco Tebaldi: naquele momento, Tebaldi não pretendia concorrer.

Continua depois da publicidade

Parcelado

Na segunda, a Prefeitura de Joinville apresenta a contraproposta ao Sindicato dos Servidores para a campanha salarial deste ano. Será oferecida a inflação, em parcelas – os detalhes devem ser divulgados só na segunda. O índice a servir como referência ainda não foi divulgado, mas deve ficar em torno de 10%. Na terça, os servidores fazem nova assembleia.

Ainda sem reforma

Embora a Assembleia tenha aprovado a doação do imóvel para a Prefeitura, o sistema da Secretaria da Fazenda de Joinville mantém o governo do Estado como dono do imóvel da escola Monsenhor Sebastião Scarzello, no Itaum. Para o Estado, já é do município. A unidade de ensino foi desativada em 2011 após a interdição. A comunidade cobra a reforma.

Missão de Mariani

Mauro Mariani recebeu de vereadores do PMDB a incumbência de tentar segurar João Luiz Sdrigotti no partido. O subprefeito do Centro/Norte estaria inclindo a trocar de sigla. Dos seis primeiros suplentes do PMDB em Joinville, três deixaram a sigla e um não vai concorrer. O PMDB também recebeu reforços, em boa parte indicados por Udo, mas nem todos estariam dispostos a concorrer a vereador.

Continua depois da publicidade

Divulgação

A divulgação dos salários de servidores efetivos e comissionados, iniciada há poucas semanas pela Prefeitura de Joinville após acordo com o Ministério Público, é realizada pela Câmara de Vereadores desde o início do ano passado. A listagem está no Portal da Transparência.

Cotação

Entre as lideranças políticas de Joinville, é quase consenso de que Marco Tebaldi vai concorrer novamente à Prefeitura de Joinville. Só não é unanimidade porque o deputado não admite a pré-candidatura. A cúpula estadual do PSD também tinha a convicção de que ele não concorreria, mas era abordagem de 2015.

4 por dia

Em média, a Polícia Militar está pegando em Joinville quatro motoristas por dia dirigindo sem possuir carteira de habilitação. É o segunda modalidade de infração mais comum detectadas pelos policiais – em primeiro lugar, é a condução de veículos sem licenciamento (IPVA atrasado). Os dados são dos últimos seis meses.

Continua depois da publicidade

Disposição

Mais dedicado ao escritório de advocacia, mas já de volta à vida partidária, Rodrigo Bornholdt vai se lançar candidato a prefeito de Joinville com a esperança de ajudar na eleição de vereadores. Vice-prefeito entre 2005 e 2008, Rodrigo disputou a Prefeitura em 2008. O partido deve concorrer à Câmara sem alianças em 2016. Em 2012, a sigla elegeu James Schroeder, candidato à reeleição.

De novo

Para variar, o PMDB de Joinville achou outro motivo para confusão interna: desta vez, é a rivalidade entre os vereadores e os secretários pré-candidatos a uma vaga na Câmara. E um setor do partido continua afastado de Udo Döhler, sem chance reconciliação com o prefeito – nem sabe se algum dos lados tem interesse nisso.

Nova ação

A Prefeitura de Joinville entrou com nova ação envolvendo o repasse do ICMS. Desta vez, o questionamento é contra as câmaras reunidas de julgamento (formadas por representantes dos municípios e da Secretaria de Estado da Fazenda), onde são analisados recursos administrativos sobre a distribuição do imposto.

Continua depois da publicidade

Em queda

No ano passado, Joinville entrou com ação contra a Secretaria de Estado da Fazenda para ter acesso às planilhas de cálculo da divisão do imposto entre os os municípios. A Prefeitura conseguiu liminar para acessar os documentos. Apesar da disputa, Joinville teve queda sensível no índice de retorno do ICMS.

Ajustes

Parte do Portal da Transparência da Prefeitura de Joinville está fora do ar. É para verificar o que está ocorrendo com determinadas despesas, cuja fonte de pagamento estaria errada.

Onda

Dos 19 vereadores eleitos em Joinville em 2012, sete trocaram ou estão perto de mudar de partido.

Sem registro

Não faltam pesquisas eleitorais sobre Joinville. Mas até agora, tudo para consumo interno: nenhum levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral, o que mostra que ninguém está interessado em divulgar nada, por enquanto.

Continua depois da publicidade