* Por Sabrina Quariniri, Especial para o "AN"
Após três meses sem disputar uma partida oficial, o Joinville volta a campo neste domingo, 8, para enfrentar o Figueirense, às 15h, no Orlando Scarpelli. Outra equipe joinvilense que deve estrear na Copa Santa Catarina é o Fluminense do Itaum.
Continua depois da publicidade
Nesses últimos dias de trabalho antes da estreia, o time do JEC vem trabalhando forte com os atletas de base. O diretor de futebol Wilson Martins explica que jogadores do sub-20, que já vinham jogando o Campeonato Catarinense da categoria, devem iniciar no profissional junto com atletas mais experientes. Essa decisão foi tomada, segundo Martins, por causa da crise financeira que o clube enfrenta.
— Nós trouxemos alguns jogadores, não vamos deixar toda a responsabilidade para a base. Mas a situação atual não nos deixa escolher o que fazer. Precisamos trabalhar com os jogadores que temos à disposição, sem fazer loucuras — ressalta.
Além do motivo financeiro, os atletas da base serão utilizados também a pedidos da torcida, que vinha cobrando o para valorizar mais esses atletas.
Continua depois da publicidade
O meia Diego, artilheiro do time no sub-20, e o lateral esquerdo Matheus Marques, do sub-17, são as apostas do JEC. Outro jogador que ganha destaque no clube, segundo Martins, é o meia Leandro Bulhões, que além de experiente possui espírito de liderança e tem sido fundamental para a equipe.
Wilson Martins confirma que o time já está pronto para a estreia, porém, sem escalação definida. No treino de ontem, o Joinville entrou em campo com: Dalberson, Lucas Sena, Guilherme, Gabriel Caruzzo, Gustavo, Bulhões, Roberto, Diego, Matheus Marques, Brazion e Jean. Vale ressaltar que o zagueiro André Baumer, que foi titular nos últimos jogos treinos, estava gripado e não participou da atividade.
Fluminense do Itaum tem poucos reforços para a estreia na Copa Santa Catarina
A maioria dos jogadores vieram de clubes de fora. Para o ano que vem, a ideia é aproximar mais a base do time profissional para enxergar atletas diferenciados. O clube vem trabalhando a base com intuito de colher bons frutos.
Copa do Brasil
Martins diz que vencer a Copinha e ganhar uma vaga na Copa do Brasil seria importante, mas o time está com os pés no chão para evitar o déficit financeiro, como ocorreu em anos anteriores.
Continua depois da publicidade
— Ano passado, tivemos um déficit muito grande. Investimos demais para participar da Copinha e da Copa do Brasil, porque tínhamos ido bem em 2017. Como consequência tivemos um prejuízo razoável.
O time, nesta série de cortes de custos, está optando, sempre que possível, por viajar no dia do jogo, principalmente em viagens mais curtas, como é o caso da partida contra o Figueirense.
— Estamos fazendo de tudo para nivelar os salários. O problema do JEC sempre foi o financeiro. Estamos passando por uma reestruturação e vamos buscar resultados dentro de campo. O Joinville só vai sair disso quando a bola entrar.
Os ingressos para o torcedor do tricolor acompanhar os jogos da equipe na Copa SC irão custar R$20. Além da opção de meia-entrada, o sócio-torcedor que estiver com a mensalidade em dia poderá levar um acompanhante à Arena de graça, desde que retiro o ingresso antes.
Continua depois da publicidade