O Estádio Castelão, em São Luís (MA), foi palco de uma das maiores festas da história do Joinville Esporte Clube. Há dois anos, o Tricolor bateu o Sampaio Corrêa por 2 a 1 e consolidou a volta para a Série A depois de 28 anos de ausência. O tempo passou e a realidade nó retorno à capital maranhense é completamente diferente. Hoje, o sonho do JEC é permanecer na Série B. Para manter vivo este desejo, será preciso vencer novamente o Sampaio Corrêa, neste sábado, às 17 horas.
Continua depois da publicidade
Um dos trunfos do Joinville é a boa fase do atacante Fernando Viana, autor do gol do acesso em 2014. Desde a chegada de Ramon Menezes, ele se transformou em peça-chave na equipe. Nos últimos cinco jogos que esteve em campo, Viana marcou três gols, ganhando o posto de artilheiro do JEC na Série B. Se a estrela dele voltar a brilhar como há dois anos, as chances aumentam.
Continua depois da publicidade
– Espero que possamos vibrar lá com mais uma partida histórica. Se vencermos lá, vamos encarar o Bragantino na sequência e estou muito confiante que podemos sair dessa situação – afirmou o atacante na segunda-feira.
A moral de Viana é tão grande que o técnico Ramon Menezes cogita utilizá-lo em outra função. Neste caso, ele deixaria a ponta esquerda e passaria a jogar no meio, ocupando a vaga deixada por Carlos Alberto, que sequer viajou com o grupo.
– (A decisão sobre os titulares) Está aberta, estamos estudando muito o adversário, é um jogo difícil, decisivo, e todo mundo está preparado para, se entrar, fazer o melhor, pela equipe – avaliou Ramon.
Continua depois da publicidade
Além do treinador (que à época era auxiliar) e o atacante, o volante Naldo é outro personagem que esteve presente no Castelão há dois anos. E apesar do momento difícil do JEC no campeonato, o jogador acredita num bom resultado neste sábado.
– Temos que fazer nosso papel, ganhar os jogos. Não pode pensar nem empatar. Precisa ser positivo, fazermos o nosso – disse.
O Tricolor terá três desfalques por suspensão: o goleiro Jhonatan, expulso na partida contra o Brasil-RS, e o zagueiro Rafael Donato e o meia Thomás, suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
Continua depois da publicidade
No mais, a equipe deve entrar em campo com: Samuel; Reginaldo, Danrlei, Ligger e Fernandinho; Naldo, Tinga, Erick Luís, Fernando Viana (Aldair) e Claudinho (Juninho ou Viana); Jael.