O Joinville está a um empate de quebrar o jejum de quase 14 anos sem títulos do Campeonato Catarinense. No Estádio Orlando Scarpelli, o JEC estacionou um ônibus tricolor na frente da área e praticamente abdicou de atacar para garantir o 0 a 0. Agora, a equipe do Norte do Estado precisa apenas de um empate na Arena para garantir a taça. Já o Figueirense precisa vencer para se tornar o clube com mais títulos do Estadual.
Continua depois da publicidade
::: Veja como foi a cobertura especial do DC direto do Scarpelli
::: Em busca do título, Maria diz que JEC precisa jogar melhor
::: Argel reclama da falta de pontaria dos atacantes do Figueirense
Continua depois da publicidade
A partida prometia ser quente e ofensiva. As escalações indicavam times ofensivos, afinal ambos os times entraram em campo com três atacantes. No entanto, a ofensividade ficou apenas na teoria. Hemerson Maria montou um esquema onde os atacantes Welinton Júnior e Tiago Luís ocuparam o meio de campo e ajudaram na marcação pelos lados do campo. Na frente da área, três volantes: Augusto César, Naldo e Marcelo Costa. Essa composição atrapalhou demais as criações das jogadas pelo Furacão.
Passe o mouse sobre a arte e clique nos ícones para assistir aos comentários:
No Orlando Scarpelli, o Figueirense está imbatível em 2015. Antes de começar o confronto com o JEC, o Alvinegro tinha jogado 10 vezes em casa e conquistado nove vitórias e um empate. Essa força ao lado do torcedor era um estímulo para o Furacão conseguir um triunfo – resultado importante para o Alvinegro conseguir inverter a vantagem do Joinville na partida da Arena. Mas mesmo com uma linda recepção antes do jogo e uma festa bonita dentro do estádio, o time não conseguiu passar pelo ônibus tricolor que estava estacionado na frente da área.
Pouco brilho dos jogadores habilidosos
Decisão geralmente tem polêmica, desta vez no Scarpelli ela ficou longe. Em campo, nenhum empurra-empurra. O respeito foi grande entre os atletas e a arbitragem de Célio Amorim foi tranquila. A postura do Joinville de não atacar o Figueirense foi um motivo para a partida ser tão tranquila.
Continua depois da publicidade
O JEC foi chutar uma bola perigosa no gol alvinegro apenas aos 39 minutos do segundo tempo, com Tiago Luís. Esse foi um dos poucos lances que o camisa 11 do JEC apareceu de forma criativa na partida. Dedicado a marcação, o destaque tricolor no Catarinense foi discreto na primeira partida da decisão.
::: Defesa do JEC faz exibição de gala no primeiro jogo da final
::: Jogadores do Figueirense prometem time agressivo no próximo jogo
::: Célio Amorim faz arbitragem equilibrada na primeira partida da final
No Figueirense, a ausência de Rafael Bastos continuou sendo um problema. Sem o meia lesionado, o técnico Argel Fucks montou um esquema com Ricardinho na criação. Porém, o camisa 8 do Furacão não conseguiu aparecer no jogo e poucas vezes fez boas jogadas. Por isso, o técnico alvinegro mudou e colocou Jean Deretti logo no início do segundo tempo, mas a mudança não fez efeito. O Figueira melhorou com a entrada de Yago, já no fim da partida. Mas era tarde demais, pois Hemerson Maria já tinha colocado mais um zagueiro no Joinville para fechar ainda mais a equipe na defesa.
O título será decidido no próximo domingo às 16h na Arena Joinville. Para o Figueirense resta apenas vencer o jogo. Já o JEC pode empatar a partida que levantará a taça do Campeonato Catarinense.
Continua depois da publicidade
FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE
Alex Muralha; Fabinho, Marquinhos, Thiago Heleno, Roberto Cereceda; Paulo Roberto, França (Yago), Ricardinho (Jean Deretti); Clayton, Mazola (Dudu) e Marcão
Técnico: Argel Fucks
JOINVILLE
Oliveira; Sueliton, Bruno Aguiar, Guti, Rogério; Naldo, Augusto César (Mateus Silva), Marcelo Costa; Tiago Luis (Danrlei), Welinton Júnior (Willian Popp) e Kempes
Técnico: Hemerson Maria
Cartões amarelos: Marquinhos e Dudu (F); Rogério, Marcelo Costa, Oliveira e Welinton Júnior (J)
Arbitragem: Célio Amorim, auxiliado por Eli Alves e Neuza Inês Back
Local: Estádio Orlando Scarpelli
Público: 13.682
Renda: R$ 339.230,00