Depois de uma sequência de três jogos duros, contra equipes candidatas ao título – Chapecoense, Avaí e Criciúma -, o Joinville tem, neste domingo, um desafio relativamente mais fácil.

Continua depois da publicidade

O Imbituba, após perder quatro pontos no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de Santa Catarina, está virtualmente rebaixado para a Divisão Especial. Mas o discurso no Tricolor é de que o espírito de quem está decidindo campeonato que o time incorporou nos últimos jogos tem de continuar quando a bola começar a rolar às 16 horas, na Arena.

– O Imbituba não vai facilitar. Desta vez, não é um clássico, mas será um jogo corrido, disputado, uma verdadeira batalha e temos de estar concentrados o tempo inteiro -, alertou o zagueiro Linno.

Ele se recuperou das dores que sentiu no joelho durante a semana e está confirmado no time.

Continua depois da publicidade

O atacante Jonatas lembra que o JEC já perdeu ponto para time que está lutando contra a degola. Foi para o Concórdia, na quarta rodada do returno, na Arena. Os tricolores lamentam muito aquele empate por 2 a 2.

– Não podíamos deixar escapar aqueles pontos. Está nos fazendo muita falta. Temos de cuidar para não perder pontos assim de novo -, falou Jonatas.

O atacante vive de gols e ele espera marcar pela primeira vez com a camisa do Joinville. Ele diz que, nesta partida, vai jogar mais próximo à área adversária, como gosta.

Continua depois da publicidade

– Vou ter uma outra função tática. Quero que meu futebol apareça e o gol também -, disse.

Jonatas será titular porque Ramon será poupado. O maestro da equipe sofreu uma pequena lesão na coxa esquerda contra o Criciúma. Está recuperado, mas a comissão técnica preferiu deixá-lo fora na partida deste domingo.

– Acho normal que isso aconteça. Melhor deixar o Ramon fora dessa partida para que ele esteja inteiro lá na frente -, disse o técnico Giba.

Assim, Jonatas fará dupla de ataque com Lima e Jailton recua e ocupa o espaço de Ramon. No meio, Diego Zanutto continua como titular, apesar da recuperação do volante Júlio Bastos, que fica no banco.

Continua depois da publicidade

ACOMPANHE O PRÉ-JOGO E TEMPO REAL A PARTIR DAS 14H30:

A hora certa do comandante

Na derrota por 4 a 1 para o Metropolitano, na Arena, ou na vitória por 4 a 0 sobre o Avaí, no mesmo palco, o técnico Giba não muda. É o mesmo profissional tranquilo, pés no chão, que usa a palavra calma na maioria das respostas. Assim, Giba vai conquistando cada vez mais espaço e importância no Joinville. Giba passou a dirigir o JEC na quarta rodada do turno do Catarinense. Aos poucos, foi mudando tudo.

Os números não são lá tão bons assim. Em 14 partidas, foram cinco derrrotas e cinco vitórias. Algumas delas trágicas, como os 4 a 1 para o Metropolitano. Teve também um empate com o Concórdia, em casa. A confiança da diretoria está na visível evolução do time. Nas últimas três rodadas, foram três desafios difíceis. O JEC se saiu bem, perdendo apenas para a Chapecoense fora. Atropelou o Avaí, na Arena, e empatou com o Criciúma, no Sul do Estado.

Continua depois da publicidade

Giba pede e tem calma. Apostou numa base e tem coerência. Para se fazer futebol, é preciso de tempo, e ele sabe disso. Por isso, quase não muda a equipe. E se um jogador tem uma chance e vai bem, não há por que não valorizá-lo. É o caso do volante Diego Zanutto. Praticamente esquecido durante todo o campeonato, só entrou no time depois de outros três atletas de sua posição foram dispensados – Renan, Soller e Dias – e Júlio Bastos se machucou. Zanutto foi bem e continua titular neste domingo, apesar da total recuperação de Júlio.

– Gosto de provocar a disputa entre o elenco. Assim, deixo todos motivados e longe da zona do conforto.

Perguntado se tudo será decidido na última partida do returno, contra o Metropolitano, em Blumenau, Giba largou a palavra mágica: “calma”. Depois, explicou que futebol se faz com tempo e por etapas.

Continua depois da publicidade

– Primeiro, temos o Imbituba. Precisamos vencer.

FICHA TÉCNICA

Arbitragem: Carlos Eduardo Vieira Areas

Local: Arena Joinville

Horário: 16 horas

Joinville: Max, Daniel, Pedro Paulo, Linno, Gilton, Diego Zanutto, Mateus, Jocinei, Jailton, Jonatas e Lima.

Técnico: Giba

Imbituba: Sérgio, Willian, Leo Breno, Matias, Bruno Sabino, Adebson, Thomaz, Márcio Martins, Luan, Natan e Mateus.

Técnico: Müller