A missão que parecia impossível está cada vez mais próxima. A vitória fora de casa, sobre o Sampaio Corrêa, manteve o Joinville vivo na Série B. Além do triunfo, a rodada novamente ajudou. A combinação deixou o Tricolor a três pontos de sair do Z4. Agora, basta ao JEC vencer o Bragantino, nesta terça, a partir das 21h30, na Arena, e torcer por uma derrota do Oeste diante do Avaí.

Continua depois da publicidade

Veja a tabela da Série B

Como esta combinação não chega a ser um absurdo, a esperança anima os torcedores e o elenco tricolor. Nas ruas, o sorriso no rosto e a camisa do JEC acompanhavam os joinvilenses. No CT, um clima mais leve e cheio de brincadeiras embalava a última atividade antes do confronto direto com o Bragantino.

Continua depois da publicidade

A alegria, no entanto, não significa oba-oba. E é esta a maior preocupação do técnico Ramon Menezes: controlar psicologicamente os jogadores para que o ânimo não se transforme em pressão ao longo dos 90 minutos.

– O futebol não se ganha de qualquer jeito, no oba-oba. Do outro lado, estará um adversário que virá para dificultar as coisas. Precisamos estar muito concentrados, respeitar o adversário, que deve jogar no nosso erro, e temos de estar preparados para isso. O nível de concentração tem de ser alto para transformar a atmosfera positiva num grande jogo – argumentou.

Outra preocupação de Ramon Menezes é manter o mistério em relação à escalação do time. Apesar dos pedidos pelas entradas de Juninho e Aldair (jogadores formados no JEC), o treinador não dá pistas se promoverá a dupla à equipe titular.

Continua depois da publicidade

– Gostei muito da entrada deles, são jogadores que têm de fazer isso quando ganham chances: dar o seu melhor. Eu sei que eles são importantes, estou vendo tudo isso e vou levar a campo a nossa melhor formação – garantiu.

Nesta terça, Ramon ganha os reforços de Jhonatan, Rafael Donato e Thomás, trio que retorna de suspensão. Em compensação, perdeu Naldo, expulso no sábado, em São Luís (MA). Se mantiver a coerência, Ramon deve escolher: Jhonatan; Reginaldo, Rafael Donato (Danrlei), Ligger e Fernandinho; Luiz Meneses, Tinga, Juninho (Erick Luís), Aldair e Fernando Viana; Jael.