O começo de ano do JEC Futsal tem sido perfeito até aqui. Em um intervalo de 16 dias, o Tricolor ergueu as taças da Supercopa Gramado, da Supercopa de Futsal e da Recopa Santa Catarina, além de conquistar a vaga para a Copa Libertadores da América, em maio, na Venezuela.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Mas os títulos não vieram à toa. Antes de começar a temporada, o JEC Futsal fez uma reformulação no elenco. Para o comando do time, o Joinville contratou Cassiano Klein, atual campeão da Libertadores, ex-Cascavel. 

Já o elenco, que perdeu mais de oito atletas, foi reforçado com os fixos Rafinha, Ernani e Henrique, os alas Kevin e Gabriel Gurgel, e os pivôs Roni e Eder Lima.

Dos sete chegados, quatro trabalharam com Cassiano no Cascavel, entre 2021 e 2022. O fixo Ernani, inclusive, foi o capitão da equipe paranaense de Cassiano Klein, na última temporada.

Continua depois da publicidade

Segundo Cassiano, todas as contratações passam por um planejamento.

— Quando peço para contratar um jogador, o primeiro ponto que me refiro é o quanto ele ama aquilo que ele faz, e não pelo o que ele conquistou (…) A unificação de jogadores que chegaram com os que já estavam aqui está sendo ótimo para nós — disse.

Aos 40 anos, o técnico trouxe na bagagem títulos como o bicampeonato estadual em 2020 e 2021, a Liga Nacional de Futsal em 2021 e a Libertadores da América em 2022. Agora, no JEC Futsal, o treinador pretende conquistar ainda mais.

Três taças em dezesseis dias

A corrida do JEC Futsal por taças começou em fevereiro, na Supercopa Gramado, competição de pré-temporada que reuniu oito clubes na serra gaúcha. Foram cinco jogos em seis dias. Na final, em 6 de março, o Joinville venceu o Atlântico por 4 a 2. 

Já no Mato Grosso do Sul, o Tricolor conquistou a Supercopa de Futsal. Entre os outros cinco clubes participantes, o JEC Futsal sagrou-se campeão, em 19 de março, na vitória diante do Sorocaba, por 4 a 1. O título garantiu a vaga na Libertadores da América.

Continua depois da publicidade

A terceira e última taça, até aqui, veio na terça-feira (21), na Recopa SC, diante do rival Jaraguá Futsal, em Jaraguá do Sul. Após vencer por 3 a 0 em casa, o JEC fez 3 a 1 e conquistou o terceiro troféu da temporada.

Joinville foi campeão da Supercopa de Futsal, em Maracaju (MS) (Foto: Divulgação)

A Libertadores

Disputada em Caracas, na Venezuela, entre 21 a 28 de maio, o torneio é um dos mais importantes da temporada para o Joinville. 

Em busca do título inédito, o Tricolor esteve presente no torneio nas edições de 2008, 2009, 2015 e 2018, esta última, inclusive, chegou a ser vice-campeão. 

Para Xuxa, capitão da equipe, ainda falta um título internacional para o JEC Futsal.

— É o sonho de consumo da equipe. O projeto vem dando passos ambiciosos no futsal e hoje a Libertadores é como se fosse a cereja do bolo — disse.

Continua depois da publicidade

Xuxa, capitão do JEC Futsal (Foto: Daniella Kamarowski/DK Fotografia Esportiva)

— Disputa jogos contra equipes que não conhece, do Equador, Venezuela. Os brasileiros levam vantagem como equipe, jogadores e comissão técnica. Arbitragem também é diferente, mas dá para ganhar, o brasileiro sempre entra como favorito — acrescentou.

Cassiano Klein, treinador, também vê importância na competição sul-americana.

— Uma Libertadores com a equipe do Joinville é algo importante para nós, pois era um projeto. Vamos nos preparar para chegar lá, competir e ganhar esse título, que será marcante para todo mundo — afirmou.

O Tricolor será o representante brasileiro junto com o Cascavel, que tem vaga assegurada no torneio por ser o atual campeão.

O Guardiola do futsal 

Com dois meses de trabalho, a torcida do Joinville já tem um apelido para Cassiano Klein: Guardiola do futsal. A comparação com o atual técnico do Manchester City, clube de futebol da Inglaterra, e um dos treinadores mais vencedores da história, não é só por carinho dos torcedores.

Continua depois da publicidade

Em janeiro do ano passado, Cassiano ficou em quinto lugar na votação da revista FutsalPlanet, como melhor técnico de clubes do mundo no futsal masculino.

Para ele, o apelido não incomoda.

— Fantástico ser comparado a um treinador que é uma lenda no futebol. Eu admiro muito o Pep (Guardiola) pela maneira que encara a vida. Ele é multicampeão, resolvido financeiramente, e continua com uma fome incrível — disse.

Cassiano Klein, treinador do JEC Futsal (Foto: Daniella Kamarowski/DK Fotografia Esportiva)

— Ser comparado a uma pessoa que tem essa disciplina é importante, fico muito feliz — acrescentou.

Recém-chegado, o treinador tem vínculo com o Joinville até a temporada 2025.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Globo da Morte no topo de prédio vai marcar chegada de circo a Joinville

Celesc inicia “despoluição visual” por Jaraguá do Sul de olho em Florianópolis e Joinville

Continua depois da publicidade

Proposta prevê dobrar alíquota de IPTU de terrenos baldios sem calçada em Joinville