O JEC estreia nesta terça-feira (4) na Copa São Paulo de Futebol Júnior diante do Camaçariense (BA). A bola rola no estádio José Liberatti, em Osasco (SP), às 19h15. Esta vai ser a 15ª participação do Tricolor na principal competição sub-20 do futebol brasileiro. A vaga do JEC foi garantida após o terceiro lugar no Campeonato Catarinense da categoria na temporada passada. Em sua 52ª edição, a Copinha começou no dia 2 e segue até o dia 25.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A equipe que vai disputar a Copa SP será comandada pelo técnico Elton Belz e tem no elenco 25 jogadores. Além do time baiano, o Tricolor ainda enfrenta no grupo 23 os paulistas Audax e Santo André. Somente os dois melhores de cada grupo avançam para a segunda fase. O técnico do JEC comentou a preparação e destacou a confiança em um bom rendimento na competição.
— A nossa preparação foi dura, nos últimos 30 dias tivemos treinos intensivos, os atletas demonstraram uma boa resposta, fizemos alguns amistosos com bastante qualidade e acreditamos muito no nosso grupo — disse Elton Belz.
ELENCO
Para a disputa da Copinha 2022, o elenco do JEC é formado quase na sua maioria por atletas nascidos em Joinville, com média de idade entre 17 e 18 anos. Ao todo, o técnico Elton Belz vai ter à disposição:
Continua depois da publicidade
– Goleiros: João Pedro, Marcão e Pedro
– Laterais: Rhuan, Rocha e Richard (Diego foi cortado após sentir dores na coxa, não viajou)
– Zagueiros: Cayque, Ferrari, Pietro, Vitão e Vitor M.
– Volantes: Copetti, JG, Júlio, Vinicius Perrut e Willian Silva
– Meias: Bruno e Marquinhos
– Atacantes: Alexandre, Guilherme, Kauê, Nicholas, Sara e Vinicius Souza
Em virtude da pandemia, a Copinha não foi realizada em 2021. Na última edição, em 2020, o JEC chegou até a terceira fase da competição. Nas outras participações, a melhor campanha tricolor foi em 1988, quando o time eliminou o Santos e terminou a competição na terceira posição. Além de 88, o JEC jogou o torneio em 1982, 1985, 1986, 1989, 1993, 1998, 2000, 2001, 2006, 2016, 2017, 2018 e 2020.
CAMAÇARIENSE
O primeiro adversário do JEC na Copinha fará sua estreia em competições nacionais de base. O “Dragão Vermelho” da cidade baiana de Camaçari, é um jovem clube, fundado em 3 de novembro de 2002. O clube garantiu a vaga no torneio após boa campanha no Campeonato Baiano sub-20.
Uma das grandes apostas da diretoria do Camaçariense é na experiência do treinador para a competição. Wilson Egídio foi contratado nesta temporada após atuar por 40 anos com projetos de futebol nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
A COPINHA
A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022 teve início dia 2 de janeiro e sua final será disputada dia 25. Diferentemente dos outros anos, em que a decisão sempre foi realizada no estádio do Pacaembu, nesta temporada a final será em novo palco, já que o estádio municipal passa por reformas. A Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda não confirmou o local da finalíssima.
Por conta do cancelamento do torneio no ano passado, neste ano a Copinha terá a participação de atletas que nasceram em 2001, eles não poderiam jogar já que excederam a idade limite (20 anos), mas foi aberta excessão por conta dos contratempos da pandemia. Além deles, jogadores que nasceram entre 2002 e 2006 também puderam ser inscritos.
O outro confronto do grupo 23 nesta primeira rodada será entre Audax-SP e Santo André, a bola rola às 17h.
Leia mais:
> Com sede em Osasco, JEC cai em grupo sem grande favorito na Copinha