Focado nos mata-matas da Série D do Campeonato Brasileiro, o JEC inicia nesta quarta-feira (15) a sua caminhada na Copa Santa Catarina 2021. A competição estadual dá ao campeão o direito de disputar a Copa do Brasil. Em virtude das disputas simultâneas, o Tricolor dividiu o seu elenco para otimizar a preparação. Enquanto o técnico Leandro Zago comanda o time principal com foco total na partida de volta contra o Bangu pela Série D, o auxiliar técnico Elizeu Ferreira assumiu o comando do time que vai disputar a Copinha. Atual campeão e dono de cinco conquistas, o JEC estreia fora de casa contra o Caçador, às 15h.

Continua depois da publicidade

Elizeu comandou o time do Joinville no período de transição após a saída de Vinícius Eutrópio e a chegada de Leandro Zago. Agora ele volta à beira do campo neste momento de foco dividido dentro do clube. Em entrevista coletiva antes da viagem para Caçador, o comandante citou que o ideal seria a Copa SC ser disputada em outro momento, mas é preciso respeitar o calendário estadual. 

— Uma competição que veio num momento não favorável […], mas existe um calendário, a gente tem que acatar e fazer um excelente trabalho — comentou.

O grupo que vai disputar a Copa Santa Catarina é formado por garotos das categorias da base e jogadores que não vem sendo aproveitados com muita frequência na Série D. O JEC inscreveu todo o seu elenco na competição estadual, mas neste momento os principais jogadores seguem focados no Brasileirão. Apenas sete jogadores inscritos na competição nacional estão na delegação que enfrenta o Caçador nesta quarta-feira: Fabian Volpi, Alex Nagib, Luquinhas, Kotaro, Diogo Santos, Thiaguinho e Edinho. 

— Nós gostaríamos de ter um pouco mais de tempo, um grupo mais cheio nesse momento — apontou Elizeu Ferreira. 

Continua depois da publicidade

Apesar do pouco tempo e poucas opções disponíveis, Elizeu destacou que o grupo formado é competitivo e tem expectativas de representar bem o Joinville na Copa Santa Catarina. Além disso, Elizeu comentou ainda a necessidade dos jogadores que possuem mais rodagem darem confiança aos mais jovens. 

— O mais importante agora é a gente se unir e passar tranquilidade para os meninos — disse.

> “Nos deixa muito felizes”, diz diretor do JEC Futsal sobre jogadores convocados para a Copa do Mundo

> JEC tem gol mal anulado e fica no 1 a 1 contra o Bangu na Série D; veja os lances

COPA SANTA CATARINA 2021

Oito equipes estão na disputa da Copinha em busca da vaga para a Copa do Brasil. Além do Joinville, também participam Avaí, Figueirense, Criciúma, Juventus, Marcílio Dias, Hercílio Luz e Caçador. Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único e os quatro melhores avançam para as semifinais. O JEC vai disputar quatro jogos em casa e três fora nesta fase. As semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta. As finais também são disputadas em dois jogos. 

A competição estadual vai ser a primeira com presença de público desde março de 2020. O governo de Santa Catarina liberou a presença dos torcedores e definiu um regramento específico. O primeiro jogo do JEC diante da torcida tricolor deve ser na segunda rodada, quarta-feira (22), às 20h, contra o Avaí. O clube ainda não definiu logística de acesso dos sócios e/ou venda de ingressos.

Continua depois da publicidade

CAMINHO DO JEC

1ª Rodada: Caçador x Joinville
2ª Rodada: Joinville x Avaí
3ª Rodada: Figueirense x Joinville
4ª Rodada: Joinville x Marcílio Dias
5ª Rodada: Joinville x Juventus
6ª Rodada: Hercílio Luz x Joinville
7ª Rodada: Joinville x Criciúma

ONDE ASSISTIR

A Copa Santa Catarina 2021 terá transmissão exclusiva pela plataforma de streaming da Federação Catarinense de Futebol, a FCF TV. O pacote com todos os jogos da competição está disponível pelo valor de R$ 49,90. 

Abaixo, confira – na íntegra – a entrevista coletiva do treinador do JEC na Copa Santa Catarina, Elizeu Ferreira. Créditos: Assessoria de Comunicação/JEC.