Conseguir a classificação o quanto antes. No Joinville, a frase curta, que pode até parecer clichê, é usada como lema por jogadores e por comissão técnica. Para isso, voltar para casa após a partida contra o Santo André – que será nesse domingo, a partir das 15 horas – com os três pontos é visto como um passo fundamental para a caminhada do Tricolor em direção à próxima fase da Série C.

Continua depois da publicidade

Confira o tempo real de Santo André x JEC a partir das 15h.

Com oito pontos o colocando na liderança do grupo D, o Joinville vai ao Estádio Burno José Daniel, na casa do adversário, com a missão de repetir o feito do Brasil/RS, que em sua estreia superou o adversário paulista fora de casa.

O equilíbrio que deixa Joinville e o time gaúcho – mais a Chapecoense – na mesma faixa de classificação faz com o que o JEC não possa deixar de somar pontos na tarde deste domingo.

Continua depois da publicidade

– Todo o jogo temos que respeitar o adversário, mas temos plenas condições de ir lá e fazer o resultado, diz o meia João Henrique, que neste domingo deve iniciar na reserva.

O atleta tem propriedade para falar sobre o assunto. No ano passado, defendeu as cores do Ramalhão e participou da campanha que culminou com o rebaixamento do time para a Série C

. Apesar de não ser titular, o meia é constantemente utilizado pelo técnico Arturzinho quando a intenção é dar mais movimentação no ataque. Contra o Santo André, no primeiro turno, iniciou a partida como titular e criou boas oportunidades para o Tricolor.

Continua depois da publicidade

Outro fator que favorece ao Joinville é o fato de não precisar enfrentar a pressão da torcida adversária. Em Santo André, o Estádio Bruno José Daniel sofre com a desconfiança que os santoandrenses têm na equipe e registra o menor público deste campeonato. Contra o Caxias/RS, apenas 448 torcedores foram até lá conferir a vitória por 1 a 0.

– Até na Série B era assim. É um estádio neutro, onde existe pouca cobrança- recorda João Henrique.

– Mas eles estão fugindo do rebaixamento e querem vencer também. Mesmo assim, temos que tirar proveito da situação deles e buscar essa importante vitória.

Continua depois da publicidade

O Joinville vai jogar fora de casa pela terceira vez na competição. Mas, para o zagueiro Renato Santos, atuar em Santo André é praticamente como brincar no quintal de casa. Natural de São Bernardo do Campo, município colado a Santo André, o defensor vai contar com o apoio da família, que estará nas arquibancadas mandando seu apoio.

Mesmo tendo dado os primeiros chutes na região, o zagueiro atuou apenas uma vez no Bruno José Daniel. Foi quando defendia o Juventus, de São Paulo, no campeonato paulista.

– Não tinha torcida alguma – lembra.

Na memória, o zagueiro também recorda que o gramado do estádio apresentada condições para um bom jogo, mas alerta:

Continua depois da publicidade

– Pelo que eu soube, o gramado piorou e está muito ruim atualmente.

No clube desde o começo de 2010, o zagueiro vive atualmente a sua melhor fase no Tricolor. Seguro na defesa, ele foi titular em todos os jogos da Série C com Arturzinho e comemora.

– A fase é boa, já que não tive mais lesões. Ano passado, isso me atrapalhou muito – Renato chegou ao clube quando o técnico ainda era Sérgio Ramirez.

Sobreviveu às constantes trocas de treinadores, mas, sempre que um novo comandante chegava, o zagueiro ou estava afastado por lesão ou suspenso por cartão e não conseguiu se firmar entre os titulares.

Continua depois da publicidade

Para evitar que a maré de azar tivesse continuidade, ele revela que passou a se cuidar mais.

– Hoje, tenho mais cuidado até com a minha alimentação – revela.

O Santo André está com dificuldades para engrenar na Série C do Campeonato Brasileiro. Depois do primeiro turno, quando ficou apenas na penúltima colocação, com três pontos, o time aposta na reformulação para obter sucesso. Diante do Joinville, o time do ABC Paulista terá dois estreantes: o lateral direito Marcelo e o volante Batata.

O volante Negretti, que esteve suspenso no confronto anterior, também retorna ao time. Ao todo, são cinco jogadores diferentes daqueles que estiveram em campo na derrota por 2 a 0 contra o JEC. Além dos três jogadores citados, André Luiz retorna para o gol e Andrezinho assume a lateral esquerda.

– Quando o técnico do Joinville ver nossa escalão, vai pensar: ‘Se o Santo André mudou deve ser para melhor’ – reflete o técnico Geime Rotta.

Continua depois da publicidade

O duelo é visto como decisivo para as presentões do Ramalhão na competição. Para a equipe, essa é a partida que irá determinar se o restante do campeonato será na luta pela classificação ou pela sobrevivência na Série C. O Caxias/RS, adversário direto do Santo André na ponta inferior da tabela, também joga neste domingo. Às 15 horas, o time grená recebe o Brasil/RS, no estádio Centenário.

A velha máxima de que em time que está ganhando não se mexe deve ser utilizada por Arturzinho diante do Santo André. Sem jogadores afastados por lesão ou por cartão, o técnico espera repetir a escalação que utilizou diante do Caxias/RS, no último domingo, quando empatou por 2 a 2.

– A tendência é manter o time, se não tivermos nenhum empecilho. Só espero que não façamos o mesmo primeiro tempo do último domingo – alerta o treinador, que diz que rezou para que o primeiro tempo do jogo diante do Caxias terminasse logo.

Continua depois da publicidade

– Precisamos ter atitude desde o começo do jogo – cobra.

O alerta do técnico serve de puxão de orelha para o time. Nas quatro partidas que o JEC fez na Série C até agora, o Tricolor só marcou gols no segundo tempo. Característica que o treinador espera que mude a partir deste confronto.

Atento às novidades no time paulista, que terá cinco jogadores diferentes daqueles que atuaram no jogo de ida, o técnico espera encontrar um adversário complicado.

– Hoje em dia, todo mundo conhece todo mundo. Nós conhecemos eles e eles nos conhecem – observa.

Continua depois da publicidade

Ficha do jogo:

JEC

Ivan

Renato Santos

Linno

Pedro Paulo

Eduardo

Mateus

Ricardinho

Ramon

Badé

Jailton

Ronaldo Capixaba

T. Arturzinho

Santo André

André Luiz

Marcelo

Daniel Gigante

Sandoval

Andrezinho

Batata

Juninho

Negreti

Cristiano Brasília

Vanderlei

Raul

T. Geime Rotta

Arbitragem

Wagner Magalhães/RJ

Marçal Mendes/RJ