O JEC volta à campo na noite desta quinta-feira (9) quase 120 dias depois da última partida disputada pelo Campeonato Catarinense. A retomada da competição foi permitida pelo governo estadual e o Tricolor vai recomeçar logo em um confronto decisivo contra o Brusque, pelas quartas de final. O jogo começa às 19 horas e terá a “presença virtual” dos torcedores na Arena Joinville.
Continua depois da publicidade
A presença do público está proibida por causa da pandemia do coronavírus, mas isso não impedirá que os jogadores sintam a energia da torcida no estádio. Uma promoção realizada pelo JEC vai estampar nas arquibancadas as fotos de 300 sócios-torcedores. Além disso, haverá um telão com imagens ao vivo da torcida e os alto-falantes do estádio vão reproduzir os gritos tricolores durante o jogo.
Os jogadores fizeram o último treino antes da partida na quarta-feira na Arena Joinville. Eles voltaram aos treinamentos em 25 de maio, quando os primeiros atletas começaram as atividades no CT do Morro do Meio – outra parte do elenco se reapresentou na semana seguinte.
Todos os jogadores, comissão técnica e funcionários passaram por testes de Covid-19 antes de retomar os treinos. Quatro deles apresentaram anticorpos de coronavírus, indicando que já haviam sido infectados, mas nenhum deles apresentava sintomas ou estava contaminado naquele momento. Com isso, todos foram autorizados pelo Departamento Médico do clube a voltar aos treinamentos.
Para o jogo contra o Brusque, o decreto estadual e as regras da Federação Catarinense de Futebol (FCF) não exigiram a realização de novos testes antes da partida. O clube informou que haverá controle de temperatura para o jogo, assim como já acontece nos treinos. Qualquer atleta que apresente sintomas não participa das atividades. No entanto, o JEC afirmou que não há controle sobre a possibilidade de haver jogadores assintomáticos.
Continua depois da publicidade
> JEC perde mais de 50% das receitas com crise causada pelo coronavírus
Confira o depoimento do técnico Fabinho Santos:
Como funcionam os treinamentos
Ao chegar no CT, atletas e funcionários passam por medição da temperatura corporal em sala reservada para o procedimento – próxima a única entrada disponibilizada durante este período. Os jogadores receberam uniformes para os treinamentos e devem chegar prontos para a atividade.
Além do uniforme, os atletas também receberam garrafas para hidratação, identificada com o nome da cada atleta; não está sendo permitida a entrada no vestiário. O uso de máscara é obrigatório – exceto durante a atividade em campo. Recipientes com álcool em gel estão posicionados por locais estratégicos de passagem de funcionários.
> Criciúma e Marcílio Dias empatam no retorno do Campeonato Catarinense

Chegadas e saídas de jogadores
O técnico Fabinho Santos relacionou 23 jogadores para o jogo contrao Brusque. Entre eles, está apenas uma novidade para o torcedor: o lateral-esquerdo Maik. A outra contratação feita durante a pandemia foi o meia Zezinho, que sentiu um desconforto muscular na panturrilha esquerda e está fora da partida.
Por outro lado, o tricolor menos atencioso pode notar a ausência de seis atletas que deixaram o clube nos últimos meses. O goleiro Ivan, os zagueiros Campestrini, Ramires e Richard, os laterais Gustavo e Lucas Sena, são os atletas que não fazem mais parte do elenco tricolor.
Continua depois da publicidade
Além disso, o treinador vai ter a ausência do atacante Lima e do meia Wellington Saci para o confronto na Arena. Eles não foram convocados por decisão técnica.
> Chapecoense vence o Avaí por 2 a 0 na volta do Campeonato Catarinense
Relacionados contra o Brusque
Goleiros: Dalberson e Fabian Volpi.
Defensores: André Baumer, Charles, Edson Borges, Edson Ratinho, Eduardo Melo, Maik e Renan Guedes.
Meio-campistas: Berg, Braga, Chrystian, Kadu, Leandro Bulhões, Lucas de Sá, Luquinhas e Trindade.
Atacantes: Adriano, Edson, Lucas Caetano, Robert, Romarinho e Wallisson.
Campanha no Catarinense
1ª rodada: Joinville 1 x 0 Tubarão
2ª rodada: Brusque 5 x 4 Joinville
3ª rodada: Figueirense 2 x 1 Joinville
4ª rodada: Joinville 2 x 1 Concórdia
5ª rodada: Juventus 2 x 3 Joinville
6ª rodada: Avaí 2 x 1 Joinville
7ª rodada: Joinville 1 x 1 Marcílio Dias
8ª rodada: Chapecoense 3 x 0 Joinville
9ª rodada: Joinville 0 x 1 Criciúma
O JEC terminou a primeira fase na sétima colocação com dez pontos. Com isso, enfrenta o Brusque nas quartas de final. O adversário encerrou a primeira etapa na segunda colocação com 17 pontos e apenas duas derrotas.