A tarde deste sábado ficará para a história como o dia que os torcedores do Joinville jamais vão esquecer. O JEC testou os corações tricolores, mas alcançou em Itápolis (SP), contra o Oeste, a estrela mais importante da história do clube: o título da Série B.

Continua depois da publicidade

Uma campanha que garantiu o acesso com quatro rodadas de antecipação não poderia terminar sem o brilho do preto, branco e vermelho. É verdade que os comandados do técnico Hemerson Maria passaram longe de fazer uma grande partida no interior paulista e perderam por 1 a 0, placar que também impediu o adversário de ser rebaixado.

O gol foi marcado por Cristiano, aos sete minutos do segundo tempo, após cruzamento certeiro de Ezequiel pela direita. Mas a Ponte Preta, que poderia roubar a taça caso o JEC tropeçasse, sequer conseguiu superar o Náutico e empatou por 1 a 1, dando adeus às chances de título. Assim, o Joinville terminou o campeonato na liderança absoluta, com um ponto de distância da Macaca.

>> Leia mais notícias do JEC

Continua depois da publicidade

>> Opinião de Elton Carvalho no blog Toque de Letra

>> Confira como ficou a tabela da série B do Brasileirão 2014

>> Veja como foi o minuto a minuto

>> Como foi a cobertura interativa

A festa da conquista, que a torcida tanto planejava e se viu obrigada a adiar na semana passada, em plena Arena lotada, agora não tem hora para acabar. Chegou o momento de vestir a faixa de campeão, soltar o grito que estava preso na garganta, lembrar de pagar as promessas e, por que não, já renovar os juramentos para 2015.

O ano que vem pode até terminar sem uma nova estrela nacional no uniforme, mas o manto tricolor estará de volta onde nunca deveria ter saído. Na elite do futebol brasileiro.