Uma viagem no tempo. Esta, talvez, seja a melhor definição para a exposição que marca o início das comemorações dos 38 anos do Joinville Esporte Clube. O clube e o jornal “A Notícia” juntaram forças e decidiram dar este presente ao torcedor tricolor.

Continua depois da publicidade

A partir deste sábado até o dia 31, jequeanos, simpatizantes e torcedores de outros clubes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do JEC. Na noite de sexta-feira, foram feitos os últimos ajustes na estrutura montada no Shopping Mueller.

O local também foi escolhido estrategicamente. Além de contar com uma das lojas do JEC, o shopping recebeu, no ano passado, o lançamento das camisas de 2013.

A ideia de realizar a exposição surgiu na editoria de Esporte do “AN”. Em dezembro de 2013, a iniciativa começou a ganhar força com o apoio da diretoria do clube, especialmente do departamento de marketing.

Continua depois da publicidade

Nos últimos dias, foram acertados os detalhes que ainda faltavam para a confirmação do evento. Tricolores não ligados à diretoria e ao “AN” também tiveram importante papel nesta exposição.

O torcedor Marcos Messias, por exemplo – responsável pelo site Nasceu Campeão – cederá algumas de suas imagens históricas do JEC.

Os vídeos dos gols tricolores são alguns dos objetos que estarão à disposição dos olhos do torcedores. Por lá também estarão camisas históricas do JEC, troféus e grandes capas do “AN”, que acompanha o Tricolor desde a sua fundação.

Continua depois da publicidade

Curiosidades como o título de 1978, homologado apenas em 1979, poderão ser lembradas ou até conhecidas por quem não conhece a história do Joinville.

Segundo o presidente do JEC, Nereu Martinelli, a exposição foi concebida da melhor maneira possível, pois aproxima o clube, torcedores e comunidade joinvilense.

-Esta iniciativa, promovida pelo “AN” e pelo Grupo RBS, só vem nos ajudar. Ganha o torcedor jovem, que terá a chance de conhecer um pouco mais da história do clube, e o saudosista, que terá a oportunidade de relembrar as grandes conquistas ao longos dos 38 anos. O mínimo que podemos fazer é apoiar a ideia porque o Joinville não é de ninguém. O clube pertence à cidade e aos seus torcedores-, apontou.

Continua depois da publicidade

Debate entre direção do JEC e torcedores abrirá a exposição

Um dos pontos altos do evento será o bate-papo entre torcedores, o presidente Nereu Martinelli e o superintendente Cesar Sampaio. A conversa, que marca a abertura da exposição, ocorrerá às 12 horas.

A ideia do bate-papo é do jornalista Elton Carvalho, coordenador de Esportes e colunista do “AN”. Segundo ele, a inspiração veio de outros eventos promovidos pelo jornal.

-Em novembro, fui mediador do Novembro Azul e fiquei com o compromisso de buscar um evento do mesmo nível para a editoria de Esporte. Aí, surgiu a ideia de promover um debate no qual os torcedores entrevistariam a direção do clube. Felizmente, o JEC aceitou o desafio-, conta o jornalista que, a exemplo do Novembro Azul, será o mediador do bate-papo deste sábado.

Continua depois da publicidade

O presidente Nereu Martinelli garantiu estar pronto para responder a todas as perguntas dos torcedores. De acordo com o dirigente, não há motivos para ter receios das dúvidas.

-Sou apenas um representante dos joinvilenses na direção do clube. Estou pronto para todas as perguntas dos torcedores. Vou com a alma aberta para este debate-, brinca.

Antes do bate-papo, os jogadores do Joinville irão desfilar numa apresentação oficial dos novos uniformes, agora menos poluídos pela exagerada presença da patrocinadores. As camisas já estão à venda nas lojas do clube e quase 600 peças já foram vendidas nos dois primeiros dias de venda.

Continua depois da publicidade

Gerente de marketing destaca o túnel das memórias tricolores

Desde a primeira reunião para o lançamento da exposição, o gerente de marketing do Joinville, Fernando Kleimmann, planejava montar uma espécie de “túnel do tempo”.

A ideia dele era fazer com que o torcedor pudesse percorrer e conhecer os anos das glórias tricolores. Realizado, Kleimmann confessa estar ansioso pela abertura do evento neste sábado.

-É uma ação que faz a cidade inteira estar por dentro do aniversário do clube. Movimenta até quem não acompanha futebol e dá a oportunidade a todos de conhecerem a história do nosso Joinville-, afirma.

Continua depois da publicidade

A participação do atual o elenco e da diretoria é outro ponto destacado pelo gerente. Neste sábado, na véspera da estreia no Campeonato Catarinense, contra o Criciúma, o torcedor terá a oportunidade de tirar fotos e pedir autógrafos aos seus ídolos, quase um aquecimento pela festa que os atletas esperam na abertura do Estadual de 2014.

-Nós precisamos promover mais ações como esta. Hoje, o torcedor, especialmente o sócio, é a nossa principal fonte de renda. É nosso dever valorizá-lo-, reforça.

O sócio, por sinal, terá a chance de ganhar outro presente no dia 29 de janeiro. O Joinville produziu camisas réplicas das décadas de 1970, 1980, 1990, 2000 e 2010.

Continua depois da publicidade

As cinco camisas serão sorteadas entre os sócios e entregues por ídolos das respectivas épocas – Fontan, Nardela, Marcos Paulo, Fabinho e Ivan. A entrega ocorrerá no dia 29 de janeiro, no local da exposição. O sorteio ocorre na terça-feira, dia 28.