Nesta sexta, a partir das 15 horas, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, será realizado o sorteio dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2018. Classificado via ranking, o JEC está no pote B, ao lado de Figueirense, Atlético-GO, Goiás, Avaí, Santa Cruz, Paysandu, Ceará, Paraná e Criciúma.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notas de Elton Carvalho
Confira as últimas notícias do esporte
As equipes deste pote enfrentarão adversários do pote F. Lá, estão: São Caetano-SP, Novo Hamburgo-RS, Ceilândia-DF, Altos-PI, URT-MG, Treze-PB, Itabaiana-SE, Brusque, Sinop-MT e Fluminense de Feira-BA.
Continua depois da publicidade
Na primeira fase, as equipes de pior ranking (no caso, do pote F) decidem o jogo único em casa. No entanto, os visitantes têm a vantagem do empate. Ou seja, o Joinville enfrentará um dos adversários do pote F, fora de casa, e poderá até empatar para se classificar. O jogo da primeira fase ocorrerá no dia 31 de janeiro ou 7 de fevereiro.
O sorteio da CBF na tarde desta sexta também apontará qual será o provável confronto da segunda fase caso o JEC se classifique. Além disso, o Tricolor saberá se atuará ou não na Arena nesta etapa. Ao contrário da primeira fase da Copa do Brasil, na segunda, também disputada em jogo único, não há vantagem do empate para nenhuma equipe. Se o duelo acabar empatado, a vaga será definida nos pênaltis.
A partir da terceira fase, os jogos da Copa do Brasil passam a ser disputados em duelos de ida e volta. E a grande novidade é que, em 2018, não há gol qualificado. Ou seja, se houver a mesma diferença de gols no primeiro e no segundo jogo, a definição da vaga ocorrerá nos pênaltis.
Continua depois da publicidade
– Entendemos que a melhor decisão seria padronizar a questão do gol qualificado, promovendo maior equilíbrio técnico – afirmou o diretor de competições da CBF, Manoel Flores.
A melhor campanha do JEC aconteceu neste ano, quando o Tricolor atingiu a quarta fase da Copa do Brasil e acabou eliminado apenas nos pênaltis, na Arena, diante do Sport. Antes, o Tricolor passou pelo Comercial-MS, São Raimundo-PA e Gurupi-TO. Nenhum destes adversários poderá reencontrar o Joinville na primeira fase. O Tricolor pode rever o Novo Hamburgo-RS, algoz na Copa do Brasil de 2014.