Depois de oito rodadas, o Joinville Esporte Clube (JEC) venceu sua primeira partida no Campeonato Catarinense de 2019. Em casa, na Arena Joinville, o tricolor bateu o Criciúma por 2 a 1 na tarde deste domingo (17) e ganhou fôlego para se afastar da ainda próxima Zona de Rebaixamento. Com a derrota, o Tigre caiu da quinta para a sexta posição na tabela.

Continua depois da publicidade

A vitória conquistada neste domingo foi o primeiro triunfo do Joinville no campeonato, depois de ter acumulado seis empates e uma derrota em seu pior início do Estadual da história. Com o resultado, o JEC chega a 7ª posição, com nove pontos em oito jogos, e alcança a mesma pontuação do adversário Criciúma. O time do Sul, por sua vez, acumula três vitórias e cinco derrotas.

A construção do placar foi definida logo nos primeiros minutos do primeiro tempo, com gols de Robert e Hugo, aos seis e 15 minutos, pelo JEC. O Criciúma diminuiu aos 44’, com Sandro, mas não conseguiu igualar o placar.

Encerrado o clássico, agora o JEC parte em busca de sua segunda vitória seguida, pela 9ª rodada do Catarinense, quando vai enfrentar o Tubarão no Domingos Gonzalez, às 20 horas, de quarta-feira (20). Já na outra quarta (27), o Criciúma recebe o Hercílio Luz no Estádio Heriberto Hülse, também às 20 horas.

Como foi o jogo:

Primeiro tempo

Continua depois da publicidade

Pressionado a vencer, o Joinville começou o jogo com um ataque fulminante para cima do Criciúma. Com gols aos seis e aos 15 minutos, a equipe joinvilense se impôs sobre o visitante e dominou a primeira etapa sem grandes sustos. O Tigre conseguiu reagir e aproveitando uma falta diminuiu a diferença no marcador, aos 44 minutos.

O primeiro gol do JEC veio com uma jogada bem desenhada que começou no meio do campo e terminou com um belo gol de Robert, sem chances para a defesa. Logo depois, o time ampliou com Hugo Almeida de cabeça em uma jogada ensaiada de escanteio.

O Criciúma tentava jogadas principalmente pelas laterais, mas faltava assertividade nas finalizações. Um tiro certeiro, porém, foi dado pouco antes do fim do primeiro tempo, em uma jogada de falta. Aos 44 minutos, Daniel Costa lançou a bola para a grande área, e Sandro cabeceou sem chances para a defesa tricolor.

Suspensão

Depois da finalização do primeiro tempo, a chuva que cai sobre o município desde o sábado (16), provocou pontos de alagamentos no campo e não dava sinais de trégua. A situação obrigou a suspensão momentânea da partida e os jogadores ficaram aguardando por uma decisão quanto a retomada ou o adiamento do clássico. Foram cerca de 45 minutos de paralisação (contando com os 15 minutos regulares de intervalo).

Continua depois da publicidade

O árbitro Celio Amorim decidiu pela retomada do jogo, depois que auxiliares da arbitragem ajudaram a escoar a água do gramado com uma placa de publicidade.

Segundo tempo

Retomado o duelo, o Criciúma começou melhor a fase final e chegou a levar susto para a equipe da casa, mas desperdiçou um lance importante aos cinco minutos e deixou o JEC crescer. Em grande defesa de Luiz, o Tigre impediu que o JEC ampliasse o placar em ao menos duas oportunidades. Em outra jogada na grande área, os jogadores do Joinville chegaram a pedir pênalti, mas o juíz não marcou. Aos 23’ foi a vez do goleiro Jeferson salvar o Joinville em defesa espetacular, num duelo frente a frente com o atacante Andrew.

O ‘toma lá, dá cá’ continuou, mesmo depois da expulsão do Carlos Eduardo, do Tigre, aos 26’, incluindo uma bola na trave em cobrança de falta do Daniel Costa pelos visitantes. Houve pressão do Tigre até o fim, mas nada capaz de mudar o placar do primeiro tempo. Fim de jogo: Joinville 2, Criciúma 1.

Confira mais notícias sobre o Campeonato Catarinense 2019