Transparência. Esta foi a palavra da noite para torcedores, comunidade, meio empresarial e político durante reunião sobre situação atual do Joinville Esporte Clube. Baseando-se neste pilar, o Conselho Deliberativo convocou o encontro para dar o pontapé ao projeto “O Resgate de um Campeão”. A campanha marca um novo momento para o time, demonstrando a sua relevância histórica para a cidade.

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Pela primeira vez, os dados sobre o cenário do JEC – tanto financeiro quanto esportivo – foram expostos com total clareza durante a reunião. A ação pretende sensibilizar a comunidade joinvilense para a necessidade de resgatar a credibilidade, a autoestima do clube e o orgulho da torcida.

– Este será o mantra do time nos próximos anos. É um planejamento para mudar o rumo estratégico do clube, principalmente a médio e longo prazo. É preciso reverter à imagem atual do time, que está muito arranhada – explica Darthanhan de Oliveira, presidente do Conselho Deliberativo.

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Dados apresentados na reunião demonstram a disparidade na relação entre o crescimento da economia joinvilense e a do clube – cenário este diferente de outros times do Estado (veja ao lado). Segundo Oliveira, de 2015 – ano em que o time disputou a série A do brasileiro – até 2018 – ano de rebaixamento à D –, o Tricolor passou de R$9 milhões para R$ 42 milhões de endividamento, enquanto a cidade acumulou um dos maiores produtos internos brutos (PIBs) do Estado, em torno dos R$ 25 bilhões.

Mesmo com o montante econômico, que poderiam contribuir com a situação financeira do JEC, o investimento previsto para o time neste ano é de aproximadamente R$ 7 milhões.

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– O JEC chegou a fazer empréstimos que não poderia – garante Darthanhan.

Este novo momento ainda vai fomentar e reger as decisões tomadas no futuro. Depois da apresentação de ontem, o projeto passará por aprovação dos membros do Conselho e ainda dos sócios-torcedores em assembleia geral.

Formação de comissões

Dentro do Conselho Deliberativo foram formadas quatro comissões de trabalho. As frentes vão pensar o planejamento estratégico, potencializando as ações, diminuindo os riscos e impactos nas trocas de diretorias e a perpetuação da filosofia de uma gestão mais sustentável. A primeira comissão é voltada as relações institucionais, para aproximar as demandas do clube à classe política e empresarial. O grupo deve trabalhar para mobilizar estes setores, criando oportunidades, aumentando a representatividade e receita por meio de patrocínios.

A segunda frente tem o foco em parcerias estratégicas, garantindo o crescimento orgânico do clube e acordos com mercados expoentes. A terceira trabalha com relações públicas e apresenta o Conselho Deliberativo como órgão atuante e de credibilidade. Por fim, a quarta comissão envolve a torcida, para aproximação do conselho à torcida e expansão da marca do JEC. Neste último item está prevista a criação de um “consulado do torcedor” que unirá representantes de toda a região Norte do Estado.