O Joinville apareceu na 282ª classificação do ranking 2025 da Conmebol, divulgado nesta segunda-feira (16). O clube está na lista por conta da participação na primeira competição internacional da história tricolor, em 2015 (veja abaixo).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O JEC possui pontuação de 1,5, por ter participado da Copa Sul-Americana em 2015, empatado com Unión Comercio, do Peru, e Juventud de Las Piedras, do Uruguai. A lista classifica os três como os últimos com pontos do ranking.

Conforme a confederação internacional, para formular o sistema de pontos, há critérios como ser campeão das competições, mas se leva em conta também as campanhas dos últimos dez anos, que diminui a pontuação proporcionalmente ano a ano. A lista serve como base para a divisão dos potes nos sorteios dos grupos das Copas Libertadores e Sul-Americana.

Primeira competição internacional

Continua depois da publicidade

Os pontos atribuídos ao Joinville na classificação remetem a primeira competição internacional de sua história. Em 2015, o JEC disputava a Série A do Brasileirão, como o atual campeão da Série B.

Naquele ano, o sistema de classificação e o regulamento das competições eram diferentes. A vaga apareceu ao Joinville quando o Grêmio eliminou o Criciúma da Copa do Brasil. O critério de seleção dos clubes que disputavam a Sul-Americana atrelava a classificação do Campeonato Brasileiro do último ano e a participação de times na competição mata-mata nacional. 

Na época, o regulamento da competição previa que, caso as vagas não fossem preenchidas apenas por times que disputaram a Série A e permaneceram na elite, os quatro clubes que haviam subido (Joinville, Ponte Preta, Vasco e Avaí) passavam a ter chance também, desde que não avançassem para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Sendo assim, quando o Grêmio avançou na Copa do Brasil, não pôde disputar a competição internacional, e o JEC herdou a vaga como campeão da segunda divisão.

Continua depois da publicidade

Em 20 de agosto de 2015, o Joinville foi derrotado em casa por 2 a 0 pelo Athletico-PR,no primeiro jogo internacional, válido pela segunda fase da competição. No jogo de volta, novamente perdeu, por 1 a 0, na Arena da Baixada, e foi eliminado. Desde então, o Tricolor não disputou mais uma competição internacional.

Leia também

Qual é a indústria de Joinville considerada uma das melhores para trabalhar no Brasil

Cidade de SC abre processo seletivo para vagas com salários de até R$ 18,8 mil

Duplicação de R$ 60 milhões tem pedido de cronograma em Joinville