Protagonista de guarda-roupas de todas as camadas sociais, o jeans é o item fashion que mais se reinventou com o passar dos anos. Criado no século 19 por Levi-Strauss, caiu nas graças da alta sociedade só no final da década de 1970, quando o estilista Calvin Klein o levou, pela primeira vez, para desfilar – e arrasar – numa passarela.

Continua depois da publicidade

Como o bom da moda é essa capacidade de se repaginar, o denim continua aparecendo com uma cara nova a cada estação. Neste outono-inverno, a história não é diferente.

Querendo traduzir um pouco do clima da crise econômica que atingiu, principalmente, a Europa, as grandes marcas apresentaram nas passarelas calças com caras de sujinhas e com lavagens mais claras. Dentro desse universo, vale muita coisa: desde modelagens mais amplas – como as boyfriends da estação passada – até a grande promessa da temporada, a jegging.

Esta última é, de fato, a peça hit da estação, pois uniu dois mundos superpopulares: o do jeans e o da legging. O resultado foi uma peça extremamente confortável, que pode ser usada para montar looks informais ou superchiques.

Mas não foram só as calças que “causaram” nas passarelas. Coletes, camisas, shorts e até o look total denim já entraram para a lista de compras das antenadas neste inverno 2010.

Continua depois da publicidade

Para acompanhar essa onda azul, a pegada bem rock and roll que invadiu a moda tem tudo para formar o par perfeito. Para aderir, é fácil, já que correntes e tachas estão por tudo: nas alças das bolsas, nos detalhes das calças, em colares, pulseiras, brincos e até sapatos.

Diretamente da década de 1970, o short jeans mais lavado tem passe livre na estação gelada. Misturado com prints animais e tons terrosos, o look ganha ares folk. Para se proteger do frio, aposte nas sobreposições e complemente a produção com meia-calça.