O jovem catarinense Jean da Silva, de 19 anos, foi o destaque pelo segundo dia consecutivo na etapa de Pernambuco do Super Surf 2004 – a divisão de elite do circuito brasileiro de surfe profissional. Depois de passar pelo experiente Fábio Gouveia na quinta-feira, Jean derrubou o líder do ranking Odirlei Coutinho.
Continua depois da publicidade
Nesta sexta-feira, dia 2, estrearam os principais cabeças-de-chave na Praia do Cupe, em Porto de Galinhas, Ipojuca (PE). Encerradas as baterias do dia, ficaram definidos quinze dos dezesseis classificados para as oitavas-de-final.
A torcida local saiu frustrada da Praia do Cupe, uma vez que os três representantes de Pernambuco acabaram eliminados nas ondas mexidas de 1m de altura. Já o carioca Marcelo Trekinho registrou um novo recorde de 16,10 pontos de 20 possíveis.
– Tem que ter sorte para achar as ondas e eu consegui pegar duas boas ali que me deram esse recorde que na verdade eu nem esperava – disse Marcelo Trekinho, que enfrenta agora o ubatubense Renato Galvão.
Na 13ª bateria ocorreu a grande surpresa do dia. O líder do Super Surf 2004 Odirlei Coutinho ficou na frente durante toda a disputa. Mas, nos últimos segundos o jovem catarinense Jean da Silva conseguiu uma boa onda que lhe garantiu os pontos necessários para vencer.
Continua depois da publicidade
– Eu estava com fé que Deus ia me mandar uma onda, estava bem tranqüilo e ela veio no finalzinho. Não era grande coisa, mas deu para virar – disse Jean, que tem pela frente o tricampeão brasileiro Peterson Rosa.
Outras surpresas desta sexta-feira foram as derrotas de Tânio Barreto (AL) para Guilherme Ferreira (SC), de Victor Ribas (RJ) para Alexandre Almeida (RJ) e de Flávio Costa (BA) para Bruno Moreira (SP).
Dos quinze cabeças-de-chave que estrearam na Praia do Cupe, nove acabaram eliminados logo em suas primeiras apresentações. A última bateria, envolvendo Maicon Rosa (PR) e Pedro Henrique (RJ), acabou transferida para este sábado.