O brasileiro Jean Azevedo está comemorando a promoção a piloto semi-oficial da fabricante KTM para a disputa do Rali Paris-Dacar, entre 1º e 18 de janeiro de 2004. Contudo, ele terá que se preparar para enfrentar um desconhecido aliado: sua própria moto.

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A conquista do bicampeonato na categoria Production com uma moto particular e o quinto lugar na classificação geral no rali de 2003 renderam a Jean uma chance com a fábrica KTM. Ele foi um dos 10 pilotos selecionados para correr em 2004 com uma moto semi-oficial de 700 cilindradas.

– Ainda não conheço a moto. Só vou conhecer mesmo na largada, mas não tem problema, porque ela é praticamente igual à que eu uso no Brasil, tirando o motor e a suspensão. Mas confesso que seria ideal conhecer antes, disputar alguma competição com ela – disse, explicando que, além de trocar o motor de 660 cilindradas pelo de 700, as suspensões traseira e dianteira são mais desenvolvidas.

Com esse equipamento, Jean vai disputar a categoria Super Production, para os protótipos, onde a preparação e manutenção são quase ilimitadas, permitindo até a substituição de motor durante a prova.

– Vencer é praticamente impossível. É a primeira vez que tem um brasileiro nessa categoria, então o objetivo é ganhar experiência e conhecer o equipamento. Não adianta querer dar um passo grande, tem que montar uma estratégia durante alguns anos – explicou ele, que disputará o rali pela sexta vez.

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Como preparação para a competição, que é disputada entre Clermont Ferrand, na França, e Dacar, no Senegal, o brasileiro passará dez dias no deserto de Atacama, no Chile. Jean correrá cerca de 500 quilômetros por dia simulando situações que pode encontrar no rali.

As informações são da Reuters.