Javier Milei, de 52 anos, venceu a eleição presidencial na Argentina neste domingo (19). Ele foi escolhido pela maioria com 55,85% dos votos na disputa contra o governista peronista Sergio Massa.
Continua depois da publicidade
Pouco antes do resultado oficial das urnas, Massa já tinha admitido a derrota durante pronunciamento e cumprimentado o adversário.
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Milei chega ao poder com discurso radical antipolítica. Entre as promessas de campanha, se comprometeu em dolarizar a economia e fechar o Banco Central. O principal desafio do país é a inflação astronômica, que em um ano viu os preços subirem mais de 140%.
A vitória de Milei foi uma virada, já que no primeiro turno ele ficou em segundo lugar, com 29,98% dos votos, atrás de Massa, que alcançou 36,68%. O agora presidente eleito costuma ser comparado por analistas políticos ao ex-presidente americano Donald Trump e ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
Continua depois da publicidade

Votação no Brasil
A Embaixada da Argentina informou que 100 argentinos votaram em Brasília. Ao todo, 365 estavam aptos a votar. Ainda assim, a presença neste domingo (19) superou os 94 votantes registrados no primeiro turno.
A embaixada já esperava que não fosse atingido o número de 365, porque entre os habilitados a votar em Brasília estão, por exemplo, moradores argentinos de Manaus.
Leia mais
Empresário sueco que matou sócio em Balneário Camboriú tem prisão preventiva decretada
Como é o navio-residência dos milionários que fará escala inédita em Balneário Camboriú