Javalis foram flagrados em local próximo a uma área urbana em Criciúma, no Sul de SC. Segundo a Defesa Civil do município, estes animais são considerados uma espécie invasora e podem oferecer riscos à segurança pública. Uma operação de manejo dos suínos para outras regiões está sendo realizada nesta quinta-feira (16).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os animais foram vistos em uma área verde de propriedade do município, no bairro Pinheirinho, no final da Rua Artur e Eugênio da Silveira. Em vídeos feitos por moradores locais, é possível vê-los perto de árvores e às margens de estradas da comunidade:

De acordo com Fred Gomes, diretor de Defesa Civil de Criciúma, esse é um caso raro na cidade.

Continua depois da publicidade

— A gente já sabia de algumas regiões de Criciúma que tinham os animais, mas não na área urbana. O javali é uma praga, ele traz danos à saúde pública, ao meio ambiente, à agricultura. É uma espécie invasora que não é do Brasil. Ele pode ter até duas crias por ano, e até de seis a oito filhotes — explica Fred.

A captura será feita com armadilhas, além de caçadores homologados e devidamente autorizados que entrarão na mata. A ação é em conjunto com a diretoria de Meio Ambiente.

— Os javalis degradam nascentes e áreas verdes ao escavar o solo para alimentação, comprometendo o equilíbrio ecológico. Essa ação é necessária para preservar o espaço natural e proteger os recursos hídricos — afirma Anequésselem Fortunato, diretora de Meio Ambiente.

A operação é embasada na Lei Estadual nº 18.817, de 26 de dezembro de 2023, que regulamenta o controle populacional e o manejo de javalis em Santa Catarina. A Portaria nº 166, de 22 de dezembro de 2023, também autoriza a realização de ações com essa finalidade.

Continua depois da publicidade

Leia também

Filho é preso por colocar fogo na casa do próprio pai em Criciúma

IPTU 2025: cidades do Sul de SC oferecem descontos e já disponibilizam boletos