A chuva que castiga todo o Estado de Santa Catarina marcou presença no primeiro dia de competições dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) nesta sexta, dia 21. A competição ocorre ao mesmo tempo em quatro cidades no Vale do Itjaí – Rio dos Cedros, Timbó, Pomerode e Indaial. Mesmo com alguns atrasos, o programa do dia foi cumprido. O dia foi de conquistas de medalhas na natação, judô e ciclismo.
Continua depois da publicidade
No quadro de medalha do dia, Florianópolis abriu a disputa na frente (quatro ouros, três pratas e nove bronzes) graças sua performance no primeiro dia da natação, com quatro medalhas de ouro, uma de prata e cinco de bronze, num total 10 provas realizadas. As outras medalhas da Capital vieram na modalidade de judô.
Joinville ficou logo atrás, também com quatro ouros, mas apenas uma prata e quatro bronzes. Em terceiro, aparece Joaçaba, graças à performance no judô, com quatro ouros e dois bronzes.
O quadro de pontuação geral que define o campeão geral dos Jasc só terá seus primeiros resultados computados neste domingo, com o encerramento das modalidades de bolão 16 e bolão 23 masculinos, judô e natação masculino e feminino e ainda o punhobol, num total de sete troféus.
Joinville vence no cross country
Continua depois da publicidade
Ricardo Pscheidt, de Joinville, confirmou o favoritismo e venceu o cross country, competição que abriu o ciclismo dos Jasc. É o terceiro título consecutivo do ciclista que completou os quatro quilômetros do percurso da Chácara Blazius, em Idaial, em 1h42min, três a mais do segundo colocado Gilberto Góes, de São Bento do Sul. A terceira posição ficou com Robson Ferreira, também de São Bento.
Judô distribui também rende medalhas
No primeiro dia de disputas do judô, Caroline Sampaio, de Joaçaba, comemorou pela segunda vez nos Jasc uma medalha de ouro pela categoria peso leve. Ela se sagrou campeã ao vencer na final Valeria Furtado, de Itajaí. As lutas foram realizadas no Ginásio de Esportes Valmor Busarello, em Rio dos Cedros.
Entre os homens, Wagner dos Santos, também de Joaçaba, era o retrato da felicidade com a conquista da sua quinta medalha de ouro em Jasc. Ele bateu na final Jorge de Oliveira, de Balneário Camboriú.
Os demais vencedores da medalha de ouro no masculino foram Fabiano Zamboneti, peso pesado, e Marcelo Silva, peso médio (ambos de Itajaí); Willian Hoffmann, meio- pesado (Balneário Camboriú).
Continua depois da publicidade
Entre as mulheres, conquistaram o ouro Luciana Mazetto, meio pesado, (Joaçaba), Riva Coelho, pesado, e Luciana Ohi, peso médio (ambas de Chapecó). Neste sábado, estarão no tatame os judocas das categorias, meio-leve, ligeiro, super-ligeiro e absoluto. A modalidade encerra no domingo de manhã com a competição por equipes.