Os Jogos Abertos de Santa Catarina, os Jasc 2019, serão abertos nesta sexta-feira. Esta edição tem a sede compartilhada entre Timbó, Indaial e Pomerode, no Vale do Itajaí. A olimpíada catarinense congrega atletas amadores com profissionais e neste ano dois nomes confirmados nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, estarão em ação nos jogos locais.
Continua depois da publicidade
Garantido nos jogos em solo japonês no time brasileiro no revezamento 4x100m, o velocista Rodrigo Nascimento vai representar uma das cidades que sediam os Jasc 2019. Favorito, deve ser dele uma das medalhas de Timbó nas provas de 100 e 200 metros livres. Ele é campeão mundial do revezamento e ouro no Pan 2019.
Também garantido em Tóquio-2020, o arremessador de peso Darlan Romani estará na disputa no Complexo Esportivo de Timbó, que recebe as provas de atletismo entre os dias 7 e 9 de novembro. Ele vai representar sua cidade-natal, Concórdia, e tem amplo favoritismo. Foi campeão do Pan 2019, disputado em Lima, no Peru, e é detentor dos recordes brasileiros e sul-americanos da modalidade.

Ainda que corrida por Tóquio-2020, o carateca Douglas Brose não deve estar presente na representação de Florianópolis. Justamente pela busca por vaga nas Olimpíadas, ele vai dar preferência para competições no exterior que valem pontos para o ranking classificatório.
Eles devem estar entre os 4,8 mil atletas aguardados pelos Jasc 2019. A partir desta sexta-feira até o dia 10, serão disputadas 26 modalidades esportivas: atletismo, basquete, bocha, bolão 16, bolão 23, ciclismo, caratê, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, punhobol, remo, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiros, triatlo, vôlei, vôlei de praia e xadrez e jiu-jitsu (provisória). Na programação haverá também a exibição do boxe.
Continua depois da publicidade
A cerimônia de abertura está programada para o dia 1º novembro às 20h no Pavilhão de Eventos Henry Paul, em Timbó
Leia mais notícias do esporte em Santa Catarina no NSC Total.