A partir das 10h de domingo (4) acontece a reabertura do Jardim Sensorial do Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC). O espaço fica aos fundos do Casarão e ao redor da Casa Enxaimel. O espaço passou por readequações, recuperação dos elementos de comunicação sensorial e paisagística.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O jardim contempla um caminho formado por diferentes tipos de texturas, pequenas rochas, pedriscos, bolachas e toras de madeiras, além de um canteiro e vasos com temperos, verduras, ervas aromáticas e chás. A intenção é que esse espaço faça referência aos produtos comumente utilizados nas cozinhas de casa instaladas em pequenas propriedades das regiões rurais e sirva como um local didático e pedagógico.
A reabilitação do Jardim Sensorial foi feita a partir de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), a Associação dos Amigos do Museu Nacional de Imigração e Colonização e a Univille. No último mês foram realizados mutirões no local para finalizar os trabalhos. A iniciativa envolveu os servidores e trabalhadores terceirizados do museu, estudantes e professores da universidade, além de ceramistas da cidade.
No dia da reabertura, o público poderá conhecer de perto as novidades e participar das atividades propostas pelo MNIC, são elas: mostra de práticas terapêuticas com uso de ervas e apresentação de pesquisas de ervas aromáticas e temperos produzida pelos acadêmicos dos cursos de nutrição e gastronomia da Univille e monitorias pelo percurso sensorial.
Continua depois da publicidade
As atividades são gratuitas e abertas a toda a comunidade. Na data, o museu também estará aberto e poderá ser visitado no horário das 10 às 16h. Atualmente, o MNIC conta com a exposição de curta duração “Frações do Porvir” e com o espaço expositivo “Saberes e Fazeres”.
Leia também
Nove veículos são retirados de deslizamento na BR-376
Sobrevivente de deslizamento na BR-376 grava vídeo em caminhão soterrado: “Tô vivo”
Quem são as vítimas da tragédia com deslizamento de terra na BR-376