O Jardim Botânico de São José, na Grande Florianópolis, deve inaugurar em agosto o novo Jardim Sensorial, um espaço voltado à inclusão social. O local permite que cadeirantes, deficientes visuais e auditivos, e com outras deficiências possam ter contato sensorial com diferentes texturas de plantas e degustar frutas e plantas comestíveis.

Continua depois da publicidade

O Jardim Sensorial conta com 45 canteiros com até 80 centímetros de altura, mais de 50 espécies diferenciadas, um túnel constituído com parreiras, plantas comestíveis e uma fonte de água natural. A equipe responsável pelo jardim ainda deve implantar placas com identificação em Braille para que o público com deficiência visual.

— O jardim poderá servir de ferramenta para reabilitação em fisioterapia para tratamento de distúrbios diversos. A força da proposta torna este espaço um diferencial, pois deixa de ser apenas um local de lazer para se tornar uma ferramenta de inclusão social, promovendo a educação ambiental e a interdisciplinaridade de forma integrada com o meio ambiente — diz o diretor do Jardim Botânico, Sérgio Stähelin.

O Jardim Botânico de São José fica aberto à visitação de segunda a sábado, das 9h às 17h, sendo que as visitas em grupos devem ser agendadas pelo telefone (48) 3381-0040. A Jardim fica na Rua Cauassu, no bairro Potecas.

Leia mais

Jardim Botânico de São José conta a história do Brasil através das plantas

Continua depois da publicidade