O Jardim Botânico de São José criou uma trilha didática, que conta a história econômica do Brasil através das plantas. São espécies como a cana-de-açúcar, o cacau, o café, a mandioca e, claro, o pau-brasil, árvore que deu nome ao país. O passeio é guiado para que o visitante conheça de pertinho as espécies e ainda possa associá-las aos diferentes períodos da economia brasileira.
Continua depois da publicidade
Diretor do Jardim Botânico, Sérgio Stähelin explica que, como o local trabalha com educação ambiental, é possível unir outras disciplinas para integrar o roteiro de estudos.
— E como todo o ciclo econômico do Brasil está baseado em plantas, como o ciclo da borracha, do café, nada melhor do que ensinar através delas.
A trilha também possui algumas espécies de madeiras nobres de Santa Catarina. Ipês, jacarandás, imbuias e erva-mate são algumas delas. As madeiras fazem parte da economia catarinense.
Continua depois da publicidade
A trilha está em formação desde o início do ano, muitas plantas estão crescendo e outras ainda nem são possíveis de visualizar, como o algodão.
Outro projeto novo do Jardim Botânico é o Jardim Sensorial. No local, as pessoas tem a experiência de tocar, cheirar e visualizar plantas que ajudam a despertar os sentidos. Ela foi desenvolvida principalmente para as pessoas que têm algum tipo de deficiência — visual, auditiva, física ou mental.
— A intenção é sentir através do toque, cheiro e parte sonora, e despertar os cinco sentidos — comenta o diretor do espaço.
Continua depois da publicidade
O Jardim Sensorial ainda não foi concluído, mas já está aberto para visitação. Ele terá, ao todo, 45 canteiros com 45 espécies de plantas frutíferas, chás e flores. Também terá uma fonte de água natural e um túnel construído com parreiras.
Espaço é usado para ensinar
Atentos, cheios de dúvidas e curiosos, os alunos da creche Santa Inês, de São José, a trilha didática na semana passada. A proposta do passeio, segundo a professora Kamilla Longem, era conhecer o local, aprender sobre o meio ambiente e conscientizar os pequenos sobre o respeito à natureza.
— Em sala de aula, trabalhamos a diversidade em todos os aspectos, sobre a natureza, os animais, as pessoas com necessidades especiais. E este passeio veio consolidar tudo isso, para que no próximo ano, quando eles forem para o ensino fundamental, já saibam estes princípios — comentou a professora.
Continua depois da publicidade
A aluna Eloisa Fontana dos Santos, de seis anos, ficou encantada com as plantas e aprendeu que não pode destruir a natureza.
— Achei muito legal, as plantas são muito bonitinhas. Eu já cuido das plantas em casa, mas agora sei que não pode maltratar elas e devemos alimenta-las com água — contou.
A colega Manuela Souza, também de seis anos, aprendeu uma lição:
— Aprendi que não pode cortar as árvores, senão a gente fica sem ar.
Sérgio Almeida, biólogo e professor do Jardim Botânico, explicou que para cada faixa etária há uma forma de guiar o passeio. Para os pequenos, o foco são as plantas, os cuidados com a natureza, as curiosidades dos nomes das espécies, cheiros e texturas diferentes. Já para os alunos maiores, Sérgio acrescenta um pouco da história do Brasil. Para os adultos, há outros temas, como estudos e pesquisas realizadas.
Continua depois da publicidade
O que ver
Além da trilha didática, quem for visitar o Jardim Botânico poderá conferir logo na entrada, na sede administrativa, uma bromélia imperial, um xaxim e um carvalho brasileiro. O passeio segue para o espaço das suculentas e depois começa a primeira trilha, onde há um laguinho com ponte de madeira, o anfiteatro ao ar livre com palco e arquibancadas, além de muitas árvores nativas.
Na sequência inicia a trilha didática, onde há algodão, cana-de-açúcar, cacau, café, mandioca, seringueira e pau-brasil. O Jardim Sensorial vem a seguir e, por último, é visitada a estufa, onde ficam diversas mudas de plantas nativas em produção. O Jardim ainda conta com um herbário e uma coleção científica composta por amostra de plantas secas.
O Jardim Botânico de São José foi inaugurado em agosto de 2015. Com 160 mil metros quadrados, fica numa área de Mata Atlântica, considerada Área de Preservação Permanente (APP). Ele é primeiro jardim botânico de Santa Catarina, é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional de Jardins Botânicos (SNJB).
Continua depois da publicidade
Serviço
O quê: Jardim Botânico de São José
Onde: Rua Arcelino Pereira, depois Rua Cauassú, no bairro Potecas, em São José
Quando: De segunda a sábado, das 9h às 17h
Quanto: Gratuito
Como: Grupos precisam agendar a visita pelo telefone (48) 3381-0040.