O Jardim Botânico de Florianópolis receberá um concerto de música de câmara neste sábado (13), a partir das 11h. Com nove alunos do Bacharelado em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), serão interpretadas obras desenvolvidas na disciplina “Música de Câmara”. A entrada é gratuita.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp
Os músicos tocarão o “Terzetto para dois violinos e viola”, do tcheco Antonín Dvorák, “La Rossignol & Drewrie’s Accords”, de autoria desconhecida, primeiro movimento do “Duo para violino e violoncelo, Op. 7”, e Zoltán Kodály, Andante Grave da “Sonata para violoncelo e piano, Op. 7”, de Sergei Prokofiev e, por fim, “Dueto n° 2 para violino e viola, Op. 28”, de Jacques Mazas.
Allan Jordam, Cindy Gabriely, Juciane Barbosa, Marieli Lemos, — violinos —, Max Tavares, Pablo Vargas — violões —, Lucas Voltolini — violoncelo —, Samuel Machado — piano — e Pedro Bernardo — viola —, além de interpretarem composições estudadas neste semestre, serão avaliados academicamente pelos professores Cauã Canilha e João Titton. O que é um programa cultural para quem for ao jardim, é uma etapa de formação desses jovens artistas.
No entanto, mesmo com a iminência de uma nota que aparecerá no histórico deles no fim do período letivo, o aprendizado é o que importa.
Continua depois da publicidade
Rita Lee: Produtora cultural conta bastidores do último show da cantora em SC
— Ninguém pensa na nota. A gente pensa na peça, em apresentar. A avaliação é consequência do nosso desenvolvimento enquanto artistas. Não tem maneira melhor de aprender do que tocando — explica Juciane.
Logo no início do semestre, os estudantes e professores se reúnem e debatem possibilidades de obras para serem estudadas ao longo do semestre. As músicas são escolhidas pelos próprios instrumentistas, mas com orientações dos docentes. Feito esse processo, eles escutam gravações das obras acompanhando partituras e, então, ensaiam em outros horários e apresentam a evolução ao longo das aulas.
São, ao todo, quatro fases que os estudantes devem estudar música da câmara, além de duas optativas. Na matéria, os músicos desenvolvem, pelo menos, duas peças de cinco minutos a 10 minutos. As obras devem ser contrastantes, de compositores, estilos e períodos diferentes.
Relembre as 10 músicas mais tocadas de Rita Lee
— Esse concerto é uma retribuição à sociedade, que permite que a universidade pública possa fazer coisas como essas através dos impostos — diz o professor Titton.
Continua depois da publicidade
Juciane tocará o duo de Kodály com Lucas, seu namorado. Ele irá fazer o recital de meio de curso em junho e a chamou para se apresentarem juntos. Com isso, aproveitaram a oportunidade e escolheram a composição do hungaro Kodály para serem orientados interpretativamente.
— Essa obra é a primeira composição escrita para violino e violoncelo. Antes, era incomum. O Kodály foi vanguardista. Além disso, é uma música interessante por conter elementos do folclore hungaro.
O Jardim Botânico fica na rodovia Admar Gonzaga, 742-782, no bairro Itacorubi.
*Sob supervisão de Raphaela Suzin
Leia também
Operação Mensageiro: empresa teria oferecido 800 mil a prefeito para vencer licitação em Lages
Internações por gripe crescem 56% em hospitais de SC em 2023, alerta Saúde